Literatura | Portal da Educativa | 13/09/2018 07h19

2ª Edição de Festival Literário traz grandes nomes da literatura para Dourados

Compartilhe:

Nos dias 13 a 15 de setembro acontece em Dourados o 2º Festival Literário de Dourados (FLIDO), evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura que traz autores regionais e nacionais para discutir literatura com o público de Dourados e região. Neste ano de 2018, o FLIDO será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), na Rua João Rosa Góes, 355 – Centro.

Na abertura do festival haverá uma mesa literária com os escritores Luiz Ruffato e João Anzanello Carrascoza, cujas participações contam com o apoio da Fundação de Cultura do MS. Ainda neste primeiro dia acontecerão apresentações musicais do Acoustic Duo e Simão Gandhy Trio.

No dia 14 serão promovidas atividades matutinas e vespertinas direcionadas ao público e aos alunos do Instituto Federal do MS (IFMS) envolvendo escrita criativa, contações de histórias e peças teatrais para diversas faixas etárias. Já no período noturno, haverá lançamento de livro das escritoras douradenses Ruth Hellmann, Fernanda Ebling e Denise Caramori. Em seguida será realizado um bate papo com as representantes dos Clubes de Leituras de Dourados: Leia Mulheres (coordenado por Andréia Iguma e Grazielli Lima), Clube de Leitura da UFGD (coordenado pela Profª Dra. Thissiane Fioreto), Estante Compartilhada (coordenado pela Grazielli Lima) e TAG livros (coordenado pela Dany Silva). Logo após, acontece uma mesa de debate com a participação das escritoras douradenses: Ana Brida, Fernanda Ebling e Maria Gonçalves que discutirão sobre como se faz a escrita literária. O encerramento da noite será com o show musical de Giani Torres, ¨MinimalissimaMente¨.

No terceiro e último dia a programação traz contações de histórias realizadas por Ruth Hellmann e Marcos Coelho, Presidente da ADL (Academia Douradense de Letras), seguida de uma mesa de debates com os membros da ADL: Ivone Macieski, Marcos Coelho, Paulo Nolasco, Rogério Fernandes e Ruth Hellmann, sobre a literatura e memória social no universo contemporâneo. O escritor carioca Jessé Andarilho, também patrocinado pela FCMS, encerra o festival falando sobre a importância da literatura na periferia e a significativa expressão na cena cultural. Finalizando a programação, o rapper douradense Jean Ribeiro abrirá o show musical da banda douradense Dagata e os Aluísios, com o lançamento do seu primeiro CD “Ensinamentos”.

Todos os dias haverá estandes de livrarias e a presença de “O Balaio – Feira Criativa” oferecendo artesanato e comida aos visitantes. A entrada será gratuita.

Em 2017, na primeira edição do evento, Dourados teve a presença do escritor Cristóvão Tezza com apoio da FCMS, além de oficinas de escrita criativa, mangá, contações de histórias e atrações musicais que atenderam às escolas da rede municipal de ensino, com um público estimado de mil pessoas.

São parceiros do FLIDO 2018 a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Academia Douradense de Letras, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, editora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Companhia dos Livros, Livraria Canto das Letras, Expansão Cultural – Editora e Distribuidora de Livros, O Balaio – Feira Criativa, Leslie Decorações, Cantina do Paulão, The 49 e Kikão Restaurante.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS