Literatura | Portal da Educativa | 27/10/2017 07h00

A Bruxa da Sapolândia: livro que resgata velha lenda urbana de Campo Grande será lançado hoje

Compartilhe:

Uma obra de ficção com elementos da vida real e uma personagem intrigante. Esse é o conceito do novo livro do escritor campo-grandense André Alvez. Intitulada “A bruxa da Sapolândia, a obra – que será lançada hoje -, oferece ao leitor pitadas de aventura, suspense e resgate de uma lenda urbana das mais famosas de Campo Grande.

Célia Souza, morada da Vila Afonso Pena, bairro Taquarussu (nas proximidades de onde hoje está instalado o Shopping Norte Sul) aterrorizou a cidade no final dos anos 1960, com o assassinato de 7 crianças, em rituais de “saravá” (como se falavam de rituais de magia negra na época). Pouco se sabe dela, e é exatamente o mistério em torno dessa personagem o que inspirou André. “Cresci nessa região ouvindo histórias da Célia e por muito tempo isso era usado para impor medo às crianças: olha, não faça isso que a bruxa vai te pegar. Portanto, meu livro é um romance, mas com um personagem e passagens reais, que extrai de sua pouco conhecida história e, principalmente, do processo judicial que culminou na condenação dela”, explica o autor.

“O projeto do livro foi beneficiado por recursos destinados pelo Fundo de Investimentos Culturais, do Governo do Estado e para seu término André Luiz Alvez desenvolveu extenso trabalho de pesquisa. “Andei pelo bairro, conversei com pessoas que ali vivem desde a época e noto que a história, com o tempo, fica ainda mais fascinante. Se trata de um personagem controverso. Alguns antigos moradores acreditam até hoje que Célia tinha mesmo o poder da feitiçaria, outros alegam que se tratava apenas de uma pobre coitada. O fato é que, ao sair da cadeia em 1971, ela sumiu do bairro para virar lenda”, conclui o escritor.

Serviço

Lançamento do livro A Bruxa da Sapolândia

Autor: André Luiz Alvez

Chiado Editora

Dia 27 de outubro 2017, sexta-feira

Local: Estação Ferroviária

Sobre o autor

Nasceu em Campo Grande-MS, bem perto do Pantanal, que está presente em seus textos.

Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela UNISA-SP, é cronista do caderno B do jornal Correio do Estado, principal jornal diário de Campo Grande e do Estado de Mato Grosso do Sul, desde 2008.

Participou da coletânea de Crônicas e Prosa “Retratos Urbanos”, lançada pela Editora Andross de São Paulo em 2007.

É também autor dos romances: “No Pantanal não existe pinguim” – Editora Agbook – São Paulo, 2011; ”O santo de cicatriz” – Editora Life – Campo Grande-MS, 2013 e “Crônicas da cidade” – Chiado Editora – Lisboa 2017.

Autor de diversos textos para o teatro, no qual atua na direção além de participar como ator em diversas peças teatrais.

Colunista do blog literário “Digestivo Cultural”

É o atual presidente da União Brasileira de Escritores – Secção MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS