Literatura | Sesc | 31/08/2020 12h30

Arte da Palavra debate 'A democratização da poesia e das ruas'

Compartilhe:

Na terça-feira, 01/09, às 18 horas (horário de Brasília), o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá o primeiro encontro virtual de 2020, com Circuito de Oralidades que vai debater “A democratização da poesia e das ruas”. A convidada é Débora Arruda (SE), que impulsiona movimentos de ocupação urbana através da literatura e foi poeta-organizadora do coletivo Sarau Debaixo; slammaster do Slam do Tabuleiro e atualmente constrói a Koletyva Mulungu.

O bate-papo será transmitido pela página no Facebook do Arte da Palavra Sesc

Débora é autora do livro Coração despovoado, lançado pela editora Chita Cartonera. De um total de 284 artistas indicados por representantes do Sesc em todos os estados, foi selecionada entre os 40 artistas que se apresentaram pelo projeto com apresentações ao vivo.

O Circuito Oralidades pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. De forma sistemática e criteriosa, aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora.

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, contempla as diferentes manifestações da palavra falada, debates com autores e produção da escrita e está em seu quarto ano. A ação abrange 24 estados com participação de 40 artistas de todo o país.

Além do Circuito de Oralidades, haverá, no dia 28/09, o Circuito de Autores, em um encontro de Cristiano Baldi (RS) que já foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro Correr com Rinocerontes e Carlos Eduardo Pereira (RJ) semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance Enquanto os dentes.

De 05 a 09 de novembro haverá o Circuito de Criação Literária com a escritora e fotógrafa paulistana Eli Macuxi e nos dias 24 a 28 de novembro a Oficina de Formação de Novas Slammers, com foco na construção e performance poética em declamação de poesias autorais para mulheres com a atriz, poeta e realizadora audiovisual Ticiane Simões (AL).

Serviço – Saiba mais no site Arte da Palavra Sesc

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS