Literatura | Com FCMS | 26/07/2023 10h04

Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim disponibiliza acervo de escritores

Compartilhe:

Dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor, escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data é resultado da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.

Nessa ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras. Afinal, o país possui grandes escritores e escritoras, como Machado de Assis e Clarice Lispector, que são reconhecidos também em outros países. Existem também os escritores regionais, que representam a cultura de cada região do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul encontra-se obras dos seus escritores na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Existem obras com temas e estilos variados, como poesia e romances e livros históricos. “Aqui temos obras de autores consagrados como Manuel de Barros, Emmanuel Marinho e Américo Calheiros na poesia e o romancista corumbaense Hugo da Costa Filho, médico que escreveu uma trama muito interessante “Às Margens do Destino”, que se passa no Brasil e países como Bolívia e Itália. Recebemos livros de escritores de todo do Estado”, destacou Aparecido Melchíades, coordenador da biblioteca.

O acervo da biblioteca possui obras de autores da União Brasileira de Escritores, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Associação de Novos Escritores de Mato Grosso do Sul e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. A intenção é fazer na biblioteca um acervo somente de obras raras de escritores para facilitar a pesquisa dos interessados. “Já temos um acervo procurado por pesquisadores e escolas. Tem livros que são relíquias”, lembrou.

Quem quiser pesquisar as obras de autores sul-mato-grossenses é só fazer a busca no endereço eletrônico fcms.phlnet.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS