Literatura | Da redação | 22/11/2017 06h00

Café Literário do Sesc Corumbá lança livro com lenda sobre Frei Mariano

Compartilhe:

No dia 23 de novembro, quinta-feira, o Sesc Corumbá terá mais um Café Literário, com início às 19h30 e, desta vez, com o lançamento do livro “Um altar para as valorosas sandálias de Frei Mariano de Bagnaia”, com texto e ilustração da escritora e artista plástica Marlene Mourão. A ação é gratuita, oportunidade de o público conhecer a obra literária e também de bater um papo com a autora.

A obra desmitifica a figura lendária de Corumbá, que premeia o imaginário da população. Reza a lenda que o religioso teria rogado uma “praga” sobre a cidade que, de acordo com a lenda, só voltaria a prosperar quando alguém encontrasse as sandálias enterradas pelo Frei, o que não aconteceu até os dias de hoje.

A cartilha trata da vida do Frei Mariano, apresentando fatos que poucos conhecem sobre a real atuação dele na região. O religioso amava essas terras e sua relação histórica com Corumbá está muito distante do “praguejador” contado na lenda.

A data para o lançamento da obra foi estrategicamente escolhida: no dia 23 de novembro comemora-se o Dia Municipal da Cultura em Corumbá, rememorando uma das maiores batalhadoras da política cultural no município, Heloísa Urt, falecida em 2011, para quem, inclusive, Marlene Mourão dedica a Cartilha. Foi ela quem apresentou a verdadeira face de Frei Mariano de Bagnaia à autora. O frei é, inclusive, tema de Bloco oficial da Prefeitura municipal no Carnaval de Corumbá.

Serviço – O Sesc Corumbá está localizado na Rua Treze de junho, 1703, no Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS