Literatura | Da redação | 17/09/2018 10h05

Café Literário permitiu troca de experiências entre acadêmicos e escritores

Compartilhe:

Acadêmicos que cursam Pedagogia e Letras na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tanto na modalidade presencial quanto por meio do ensino a distância, participaram, nesta quinta-feira (13), do “Café Literário” voltado para estimular a reflexão a respeito do papel do escritor e da questão da criação literária. O evento foi promovido pelas duas graduações em parceria com os projetos de extensão “Letras: Artes e Ciência” e “Labinter” — Laboratório Interdisciplinar das Licenciaturas.

Com intuito de proporcionar aos acadêmicos conhecimentos sobre a literatura por meio de diálogos com escritores, o evento trouxe como uma das convidadas para um bate-papo Raquel Naveira, egressa do curso de Letras da UCDB e autora de 21 livros. Na data, ela contou aos participantes um pouco da trajetória traçada e dividiu os conhecimentos adquiridos.

“Poder passar para os alunos a forma da literatura, é mágico. Pois, quando entramos em sala de aula e fechamos a porta, nós nos envolvemos com a lição e esquecemos totalmente dos problemas. Lecionar é extremamente educativo e terapêutico”, declarou Raquel a respeito da experiência adquirida enquanto docente.

Segundo a coordenadora do curso de Letras, Neli Porto Soares Betoni, é muito enriquecedor e importante para os acadêmicos terem contato com profissionais da área, por isso a relevância do evento. “Aprender com pessoas experientes na arte de ler e escrever é um meio de fortalecer a nossa formação humana e profissional. Acredito que os acadêmicos tiveram esta oportunidade hoje a partir do diálogo com os convidados”, pontuou.

Já a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Paula Gaspar Melim, complementou que a atividade contribui para a formação dos futuros profissionais, principalmente, no quesito da ampliação do universo cultural. “Na programação do Café Literário tivemos o coral da UCDB, contação de histórias, recitações de poemas e outras apresentações musicais. Então, é uma ação em que os alunos têm a oportunidade de conhecimento, além de se sentirem acolhidos e colaborarem um com o aprendizado do outro”, esclareceu.

Para os participantes o momento descontraído proporcionado pelo evento, não possibilitou só o aprendizado, mas também trouxe inspiração e permitiu que eles ficassem maravilhados com o universo das obras literárias. “O café serviu para fazer com que as pessoas se apaixonassem pela literatura, uma paixão que permitiu que a gente se encantasse a partir dela”, comentou a acadêmica do 6º semestre de Pedagogia e uma das organizadoras do evento, Gabrielly Pereira Pires.

“Foi um momento inspirador e agregou conhecimento baseado na experiência que os professores nos transmitiram. No café, pudemos aprender ao ouvir o caminho percorrido pelos profissionais e absorver cada detalhe”, explicou o acadêmico do 2° semestre do curso de Letras, Ademar Cardoso de Andrade Filho.

Marcaram presença no evento, entre os profissionais convidados, as docentes da Católica Suelen Regina Graciolli, Rosimeire Regis dos Santos e Ângela Cristina Catonio. Para obter mais informações sobre o evento entre em contato por meio do número (67) 3312-3421.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS