Literatura | Com Sesc | 24/11/2019 09h12

Concerto musical lança livro “Viola Brasileira” no Sesc Cultura

Compartilhe:

No dia 30 de novembro, sábado, às 20 horas, acontece o concerto Musical de lançamento do livro Viola Brasileira Volume 1, do músico Marcos Assunção, no Sesc Cultura. A ação faz parte do projeto Palco 22 e é aberta ao público, sendo que a lotação do espaço é para 80 pessoas. Na ocasião, haverá o lançamento do curso online do livro.

Guitarrista, violonista, violeiro e compositor, Marcos Assunção lança obra com proposta inédita no Estado, trazendo para o ensino da música um método que insere a viola num novo patamar técnico e teórico. O livro destaca a importância do gênero de música regional, que pela singularidade da região pantaneira e dos ritmos fronteiriços, testificam que a música feita na viola caipira ao estilo sul-mato-grossense tem cooperado de forma direta para o resgate, o respeito e preservação da viola caipira no Brasil, garantindo a transmissão da nossa cultura para futuras gerações.

O repertório para o programa será composto de obras de renomados compositores brasileiros que fazem parte do conteúdo do livro, e transcrições de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Ernesto Nazareth, neste último caso transcrições que neste ano foram reconhecidas pela Unesco como patrimônio mundial.

Participações especiais – O concerto de lançamento da obra contará com participação de importantes instrumentistas do Estado que fazem parte da sua trajetória musical, com o Violonista “Marcelo Fernandes e o Maestro Eduardo Martinelli com quem já teve um DUO em 2006 e o escritor, poeta e compositor Fernando D’Andréia, e ainda Guto Colato, Romualdo Costa e Carlos Alfeu.

Marcos Assunção fará uma apresentação instrumental como interprete, trafegando por todas suas experiências sonoras absorvidas nos mais de 15 anos de trabalho consolidado, com o qual mostrará a viola caipira e o violão 7 cordas (instrumento idealizado por ele mesmo), numa linguagem jazzística com um repertório que trafega por vários gêneros.

Sobre Marcos Assunção – O instrumentista e compositor Marcos Assunção nasceu no ano de 1977 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Começou a tocar aos 7 anos na banda Marcial da escola e com 13 anos começou a estudar violão e guitarra. O encontro com a viola caipira se deu por meio de seu saudoso avô Duarte Assunção em homenagem a quem adotou o sobrenome artístico. O Jazz, Choro, Bossa Nova, música Erudita, música caipira e a regional são suas principais influências.

Por meio de pesquisas musicais e culturais o músico percorre com a viola brasileira, violão 7 cordas, guitarra semiacústica e bandolim os diversos gêneros musicais que se inter-relacionam entre si e fazem parte do cotidiano do povo brasileiro. Uma sonoridade marcante que evoca a cultura regional e unifica fronteiras, um trabalho reconhecido pelo projeto Pixinguinha em 2008, onde Marcos Assunção recebeu prêmio nacional que lhe deu a oportunidade de divulgar seu trabalho pelo Brasil e no mundo. Participou de festivais de Jazz em países na Europa e América do Sul e, atualmente, além do livro está trabalhando em seu 3º CD.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS