Literatura | Com FCMS | 30/01/2023 10h22

Dia nacional das Histórias em Quadrinhos: conheça quadrinistas de MS

Compartilhe:

Você sabia que o Brasil tem um Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Pois é, esse dia é comemorado no dia 30 de Janeiro.

A data em questão faz alusão à publicação da primeira HQ – História em Quadrinhos no país. Esse gênero literário com origem no final do século XIX, tornou-se mais do que uma leitura esporádica tornando-se para muitos casos um item colecionável.

No Brasil as primeiras HQ’s que se tem notícia são datadas de 1869 e foram escritas e desenhadas por Ângelo Agostini, um imigrante italiano. Em 30 de janeiro do ano em questão foi publicado no periódico “Vida Fluminense” a primeira edição de “As Aventuras de Nhô Quim”, a publicação é tida como a primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira.

Além de ser tido como o patrono das HQ’s brasileiras, Ângelo foi um dos fundadores da Revista Tico-Tico, uma das mais importantes do gênero em quadrinhos na época.

Em 1960 surge a primeira revista em quadrinhos colorida, que no Brasil se popularizou com o nome de Gibi.

Quadrinistas em Mato Grosso do Sul

Nosso estado conta com vários quadrinistas com obras lançadas e muita HQ pra contar, conheça 4 quadrinistas que estão despontando na área em nosso estado:

Fabio Quill

Fabio Quill é muralista, artista plástica e autor de histórias em quadrinhos, paulistano e radicado no Mato Grosso do Sul desde 2018. Publicou inicialmente em formato de fanzine em 2014 com as publicações “Tiro na Fuça”, “Fábulas Nunca Morrem” e “Janela da Alma”. Em 2015 publicou “Nessa Arca Tem Bicho”* o primeiro trabalho com normas da Biblioteca Nacional e ISBN, seguido de “Onírica” (2017), Amálgama”* (2019), “A Casa Baís”* (2021) “O Pequeno Macedônio” 2021 e “Quebra Torto” (2022)*. Ministrou oficinas no Instituto de Arquitetos do Brasil, Rede Sesc (SP-MS-MT), Pré Festival de Inverno de Bonito, PROler, Centro Cultural José Octávio Guizzo, Biblioteca Monteiro Lobato (SP), entre outros.

Cursou “Quadrinhos de Autor” com o autor Lourenço Mutarelli no Sesc SP e “Publique-se!” com o editor João Varela da Lote 42 no Sesc 24 de Maio (SP). Participou do Circuito Arte Da Palavra da Rede Sesc Nacional (2020/21) e Sesc Convida 2020.

Anderson Barbosa

Anderson Barboza é designer gráfico e ilustrador. Nascido em São Paulo, residente em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Hoje trabalhando em seu próprio escritório o Pincel Digital Estúdio Gráfico. É formado em Artes Visuais pela UFMS com especialização em Imagem e Som. Já fez ilustrações para vários clientes entre agências de publicidade, jogos e estúdio de animação, passando por vários estilos do cartum ao mais realista. A 6 anos produz as tirinhas do personagem Perfect Cheese. Participou de várias ações envolvendo quadrinhos, como o antigo Bigorna Ilustrada e o TQL, Tereré Quadrinhos e Literatura, os projetos da Lei Aldir Blanc HQCG e Entendendo as Tirinhas. Atualmente participou da HQ Quebra Torto.

Marina Duarte

Marina Duarte é uma quadrinista e ilustradora sul-matogrossense. Compõe a Revista Badaró, veículo de jornalismo em quadrinhos fundado no MS, há 3 anos e acaba de ter sua primeira HQ de ficção publicada através do livro Quebra-Torto – organizado por Fábio Quill, um projeto financiado pelo Rumos Itaú Cultural.

A quadrinista já teve ilustrações premiadas (juntamente com Norberto Liberator e Aline Antonini) com Menção Honrosa na categoria Arte do Prêmio Vladimir Herzog e suas peças de jornalismo em quadrinhos, já puderam ser encontradas, além da Revista Badaró, em portais como Le Monde Diplomatique, Mina de HQ e Catraca Livre.

Milena Zarate

Milena Zarate é natural de Corumbá – MS e bacharel em Artes Visuais pela UFMS. Atua como designer gráfico, storyboarder e roteirista, e publica histórias em quadrinhos digitalmente desde 2010. Sua obra mais recente em andamento, Paranormal Panic, iniciada em 2020, ganhará 3 volumes físicos que serão publicados pela editora NewPOP. O projeto também recebeu apoio da Fundação de Cultura, que proporcionou a produção de um trailer de divulgação em 2021.

Lançamento coletânea Quebra Torto

No MS, temos vários quadrinistas com livros lançados, nos últimos dias a coletânea Quebra Torto traz estórias de quadrinistas do estado, organizadas pelo artista Fabio Quil. Quebra torto é um típico prato da culinária pantaneira, mas, para Fabio, o nome também serviu de inspiração para uma coletânea de histórias em quadrinhos de autores do Mato Grosso do Sul. Assim como na gastronomia – em que a mistura de sabores se sobressai –, a ideia da coletânea também é agregar diferentes estilos e vozes de autores, criando um recorte da produção de HQs na região.

São seis quadrinistas presentes na coletânea: Anderson Barboza, Daniel Shaman, Grippho, Marina Duarte, Neiton Benitez e o próprio Fabio Quill, idealizador do projeto, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS