Literatura | Da redação | 11/07/2018 11h16

Dourados desenvolve projeto “Por uma vida longe das drogas”

Compartilhe:

Abordar a conscientização para uma vida livre da dependência química junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados é o objetivo do projeto “Por uma vida longe das drogas”. A assinatura do projeto na Secretaria de Educação pelos membros do Comad (Conselho Municipal Sobre Drogas) e o secretário de Educação Upiran Gonçalves marcou mais uma etapa das ações e atualmente ocorre a divulgação da ação em toda a Reme.

Conforme Rogério Lemes, membro do Comad, serão premiados 83 poemas e 83 crônicas de autoria dos alunos das 45 escolas participantes. Ele explica que o número (83) faz alusão ao aniversário da cidade, em dezembro.

Os 166 alunos que tiverem os textos selecionados terão nome e obra divulgados na coletânea ‘Talento Estudantil Douradense 2018’. Os autores receberão quatro exemplares da coletânea, troféu e certificado. Haverá premiação em dinheiro aos primeiros, no total R$ 1,5 mil.

O secretário de Educação Upiran Gonçalves destacou que ação será um diferencial junto aos alunos que no formato estruturado da ação pela equipe se sentirão inseridos no processo.

“É uma forma diferenciada de se trabalhar o tema, muito bem idealizada pelo Comad, de forma que os participantes vão de sentir parte do processo, se empenhar para ter o nome na coletânea e prêmio também é uma forma de chamar atenção, acreditamos em uma ampla participação”, ressaltou.

A presidente do Comad, Talita Rolim, e o membro Rogério Lemes, que também é escritor, apontam que a atividade incentivará os alunos da Rede Municipal de Ensino a terem atitudes de forma a serem autores de sua própria história, longe e livre das drogas e da violência. “Trabalhar a sensibilização dos estudantes sobre os perigos que as drogas e a violência causam na sociedade irá estimulá-los a tomada de decisões saudáveis”, explicam. Outros pontos positivos são o incentivo a produção literária, ao gosto pela leitura e escrita e o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de temas específicos.

Participaram da assinatura do projeto, além do secretário municipal de Educação, Upiran Gonçalves e a presidente do Comad, Talita Rolim; Eliane Aparecida de Vargas, membro do Comad e psicóloga do Núcleo Social e Psicopedagógico; Rogério Lemes, membro do Comad e representante do DOF; Ivano Clink Pereira, membro do Comad e diretor do Núcleo de Assessoria Jurídica da Semed; Mariolinda Rosa Ferraz, membro do Comad e da Coordenação Administrativo-Pedagógica dos Núcleos de Educação Infantil, anos iniciais e finais.

As inscrições seguem até o dia 31 de agosto e são feitas exclusivamente no endereço eletrônico: www.comaddourados.blogspot.com.br. Alunos do 4º, 5º e 6º anos, bem como os alunos da 1ª e 2ª fases do EJA poderão concorrer na categoria “Poema”. Já os alunos do 7º, 8º e 9º anos e os alunos da 3ª e 4ª fases do EJA poderão concorrer na categoria “Crônica”.

Mais informações podem ser obtidas no Blog do Comad no blog: www.comaddourados.blogspot.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS