Literatura | Da redação | 17/08/2017 11h12

Editora da UFGD faz o lançamento de 11 obras

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Entre os anos de 2016 e 2017, a Editora da UFGD publicou 20 obras, entre livros, cadernos acadêmicos e e-books. Desse total, 11 foram apresentadas terça (15) durante o II Lançamento Coletivo de Obras, realizado no cineauditório da Unidade 1 da UFGD.

O evento contou com apresentação cultural do projeto “Coisa nossa... assim da terra”, formado pelos servidores Gicelma Chacaroschi e Francisco Vilella, apresentação dos livros pelos próprios autores e coquetel.

Na solenidade oficial, a reitora Liane Calarge disse que é uma felicidade, nesta era tão virtual, adquirir como hábito a ação de ter um livro na mão e ser cativado por ele. “É função da universidade proporcionar isso, passar para seus estudantes, ainda mais com obras tão boas como as que estão sendo lançadas e já foram lançadas pela nossa editora”, afirmou a reitora.

Pela confiança no trabalho da Editora, o coordenador Rodrigo Garófallo Garcia agradeceu a reitora, a equipe de servidores e aos autores e em seguida falou sobre o reconhecimento da Editora na ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias) e sobre o prêmio de melhor livro recebido ano passado pelo Dicionário Crítico de Gênero, organizado pelo professor Losandro Tedeschi.

Rodrigo Garófallo Garcia também fez a apresentação do livro “A importância da leitura", formado por crônicas, contos e poesias escritos por 23 estudantes da UFGD e que foi uma produção comemorativa aos 10 anos de existência da Editora. Ele contou sobre os pré-lançamentos e especialmente sobre a leitura e declamação feita na IV Feira do Livro e da Leitura, Rodrigo comentou que é “muito bacana e bonito ver a emoção e a satisfação que os alunos tinham em segurar um livro em que tinha um capítulo escrito”.

Desta forma, convidou as estudantes Eliane Francisca Alves da Silva Ochiuto, Francieli Efigenio Cabreira e Vera Lucia Ferreira Pereira para lerem os textos de sua autoria e depois chamou todos os autores de “A importância da leitura” para uma foto em grupo e para que o público pudesse conhecê-los.

Na sequência, todos os autores das 11 obras foram chamados para falar sobre seus livros, cadernos acadêmicos e e-books. As obras lançadas são: A importância da leitura: crônicas, contos, poesias (Publicação comemorativa de 10 anos da EdUFGD) – diversos autores; História da educação, memória e sociedade – Reinaldo dos Santos e Alessandra Cristina Furtado; Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais – Graciela Chamorro e Isabelle Combès; Os Kaiowá em Mato Grosso do Sul: módulos organizacionais e humanização do espaço habitado – Levi Marques Pereira; Transfazer o espaço 2: ensaios sobre literaturas nômades em metamorfoses de espaços, tempos e sujeitos andarilhos – Jones Dari Goettert e Walter Marschner; Fronteiras: quando o paraíso e o inferno moram ao lado. Identidades, imagens e gentes por entre Ponta Porã (Mato Grosso do Sul, Brasil) e Pedro Juan Caballero (Amambay, Paraguai) – Jones Dari Goettert; Valoração ambiental pela metodologia emergética: subsídios às políticas públicas no Brasil – Mario Vito Comar; Imprensa e ensino: catálogo de fontes para o estudo da história da educação mato-grossense – Adriana Aparecida Pinto; Roteiro de aulas práticas da disciplina de análise de alimentos – Eliana Janet Sanjinez Argandoña; Práticas de biologia celular – Marcos Gino Fernandes e; 2010: o ano que não acabou para Dourados – Wilson Valentim Biasotto.

Além da versão impressa, que pode ser comprada na Editora da UFGD (Rua Albino Torraca, 1009, Vila Progresso), todas as obras (170 livros, cadernos acadêmicos e e-books) ficam disponíveis para download gratuito no portal da UFGD, em https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo.

Confira o álbum de fotos em: https://www.facebook.com/pg/ufgdoficial/photos/?tab=album&album_id=1527333430646549

SOBRE OS LIVROS APRESENTADOS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA (COLETÂNEA DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DA UFGD)
Nada mais oportuno e significativo para comemoras os 10 anos de existência da Editora do que a publicação de um livro. Ao comemorar uma década junto à comunidade acadêmica de nossa universidade, a EdUFGD tem a satisfação de apresentar esta obra, composta por textos redigidos por acadêmicos de diversos cursos de graduação da UFGD, que ressaltam a importância da leitura na vida em sociedade. Ao abrir este espaço para a reflexão e expressão dos alunos de graduação da UFGD sobre a leitura, a Editora, ciente de seu papel na formação acadêmica, reúne, na obra que ora apresenta à comunidade, contos, crônicas e poesias para coroar uma década de muito trabalho e dedicação. Ano de publicação: 2016

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE (REINALDO DOS SANTOS; ALESSANDRA CRISTINA FURTADO – ORGS.)
Neste livro pretendemos dar visibilidade a estudos distintos para pensar, sobretudo, a pesquisa em História da Educação. Trata-se de um conjunto de trabalhos ainda não publicados, desenvolvidos por professores e alunos da pós-graduação ligados à área de História da Educação tanto da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo quanto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Com esses estudos envolvidos em uma parceria entre dois programas de pós-graduação em Educação, por meio de um projeto de PROCAD-NF, pretendemos oferecer as nossas contribuições, sobretudo, às pesquisas em História da Educação no Brasil. Esperamos, ainda, que a literatura desses capítulos instigue todos aqueles preocupados em pesquisar e escrever a história de educação brasileira. Ano de publicação: 2015 R$35,00

IMPRENSA E ENSINO: CATÁLOGO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATO-GROSSENSE (ADRIANA APARECIDA PINTO)
Na região Centro-Oeste do país e, especialmente, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os pesquisadores que trabalham com a História da Educação têm muito o que festejar com a publicação de deste Catálogo de Fontes Documentais, cujo objetivo é mapear, catalogar e inventariar as fontes de pesquisa nesta área. A autora procurou evidenciar as possibilidades de estudo para a história da educação mato-grossense, tendo a imprensa periódica de circulação geral como fonte principal. Desse modo, buscou compreender a configuração da instrução/educação, com vistas ao ideário de desenvolvimento e progresso, alicerçado no discurso de Modernidade que permeou grande parte dos discursos de transição do regime imperial para o Republicano no Brasil. Ano de publicação: 2017. Livro disponível somente para download.

OS KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL: MÓDULOS ORGANIZACIONAIS E HUMANIZAÇÃO DO ESPAÇO HABITADO (LEVI MARQUES PEREIRA)
O propósito central deste livro é apresentar uma imagem da sociedade Kaiowá compreensível ao leitor menos familiarizado com as discussões técnicas da etnologia. A primeira parte do trabalho trata da organização social, em especial da família e da parentela. A segunda discorre sobre a humanização do espaço, incorporando dados etnográficos de pesquisas anteriores que normalmente são apresentados sob rótulos como cosmologia, religião e representação social. Dessa forma, o livro discute elementos da teoria de conhecimento e a teoria da relação social kaiowá, o que pode ser útil para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A abordagem dos temas centrais dos capítulos é sempre pautada pela preocupação em explicitar como o fluxo da vida social coloca em operação conjuntos de conhecimentos práticos e rituais, intrinsecamente associados à formação social kaiowá atual. Ano de publicação: 2016 R$30,00

POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL: HISTÓRIA, CULTURA, TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS (GRACIELA CHAMORRO; ISABELLE COMBÈS - ORGANIZADORAS)
A presente obra é uma compilação de artigos sobre os povos indígenas do atual estado de Mato Grosso do Sul e as áreas geográficas contíguas. Para os onze povos indígenas atualmente assentados no estado – Terena e Kinikinau, Kaiowá e Guarani, Kadiwéu, Ofaié, Guató, Chamacoco e Ayoreo, Atikum e Camba –,pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da lei 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do país, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileira. Os textos refletem o estado do nosso conhecimento na atualidade, ao mesmo tempo em que evidenciam seus vazios e primeiras tentativas de síntese em alguns casos. Longe de pretender ser exaustivo, este livro é um ponto de partida para maiores investigações e um passo em prol do diálogo intercultural e da paz na região. Ano de publicação: 2015. 1ª edição esgotada.

TRANSFAZER O ESPAÇO: ENSAIOS SOBRE LITERATURAS NÔMADES EM METAMORFOSES DE ESPAÇOS,TEMPOS E SUJEITOS ANDARILHOS (JONES DARI GOETTERT, WALTER MARSCHNER – ORGS.)
Mais do que a leitura de capítulos independentes uns dos outros, este Transfazer o espaço II enseja outras e novas conexões. Um Marx que conversa com o Jeca Tatu, que brinca com Blanchot, que sorri com Mario Quintana, que vagueia com Susana Gertopán, que navega com José Saramago e estica horizontes e deslimita o mundo com Manoel de Barros, sentado à beira do rio inventado com Bernardo. Todas e todos à procura de outros tempos, outros lugares. Impossível acertar o desfecho, pois preferível é deixar que este livro seja densa e rizomaticamente desterritorializado para que outros e novos devires se façam e se transfaçam. À procura... Ano de publicação: 2016 R$30,00

VALORAÇÃO AMBIENTAL PELA METODOLOGIA EMERGÉTICA: SUBSÍDIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL – MARIO VITO COMAR;
A obra apresenta a relevância e a atualidade desta metodologia em fornecer subsídios à tomada de decisão em políticas públicas pautadas em um desenvolvimento mais sustentável. A valoração e quantificação de bens e serviços ambientais tornam-se indispensáveis tanto para avaliar planos, programas e projetos existentes quanto para verificar metas e planejar ações em diferentes escalas temporais e espaciais.
Decidir como administrar os recursos naturais no melhor interesse das populações humanas, providenciando uma gestão adequada dos ecossistemas de apoio e suporte às nossas atividades, é um dos assuntos mais críticos da atualidade. Há uma urgente necessidade de estudos integrados de processos humanos e naturais, e de desenvolvimento de estratégias de manejo que reconheçam e promovam as conexões vitais entre os dois.

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS – WILSON VALENTIM BIASOTTO
A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.
A meteórica trajetória política de Ari Artuzi (vereador/deputado estadual/ prefeito) encerra uma tragédia política pessoal e pública. As tragédias, desde os gregos, narram a história do poder e da política. A transparência dos atos narrados é evidente apenas para o olhar dos leitores, após séculos e milênios de leituras, pois, para os personagens envolvidos, o seu sentido somente é capturado nos últimos instantes, naqueles golpes finais, quando já não é mais possível controlar o seu desfecho – o leite já foi derramado.

FRONTEIRAS: QUANDO O PARAÍSO E O INFERNO MORAM AO LADO. IDENTIDADES, IMAGENS E GENTES POR ENTRE PONTA PORÃ (MATO GROSSO DO SUL, BRASIL) E PEDRO JUAN CABALLERO (AMAMBAY, PARAGUAI) – JONES DARI GOETTERT
O que são as fronteiras? E mais especificamente, o que são as fronteiras internacionais?
O tema é discutido situando a nossa compreensão sobre a fronteira (ou fronteiras, na medida em que abarca tanto um questão físico-geográfica como também territorial-econômica-política-cultural-simbólica-identitária) em relação à mobilidade da força de trabalho de brasileiras e brasileiros de Ponta Porã para Pedro Juan Caballero e sua
articulação primeira a processos de identificação/diferenciação.
O texto também aponta a possibilidade de também se compreender a fronteira – e seus caminhos para Ponta Porã/Pedro Juan Caballero – como construção, produção e invenção do “paraíso”. Em seguida, discorre sobre as relações entre trabalho e fronteira e de como imagens e representações são construídas em torno do Paraguai, do paraguaio e suas línguas (espanhol e guarani), as relações de e no trabalho, e as relações com Pedro Juan Caballero e com Ponta Porã.

ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE ALIMENTOS – ELIANA JANET SANJINEZ ARGANDOÑA
Este caderno acadêmico é o resultado da compilação de práticas de análise de composição proximal de alimentos, bem como das análises físicas que contribuem para a avaliação de um alimento ou produto alimentício.
O texto abrange os aspectos básicos da química de alimentos, tendo em vista o importante papel que esta desempenha em muitas áreas da Ciência e da Tecnologia de Alimentos e a necessidade de fornecer uma descrição detalhada dos principais procedimentos técnicos utilizados.
A pesquisa surgiu da necessidade de reunir as principais técnicas de análise de alimentos com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Biotecnologia, Nutrição e de áreas afins, auxiliando na sua qualificação profissional.

PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR – MARCOS GINO FERNANDES
O estudo da célula é fascinante, pois conhecê-la é entender como a vida se estrutura e funciona. Nesse sentido, observou-se a necessidade da elaboração de uma obra ilustrativa que pudesse auxiliar tanto o professor quanto o aluno. Assim, o primeiro objetivo deste livro é levar aos estudantes, através de orientações sobre aulas práticas, uma introdução à Biologia Celular, contribuindo dessa forma para o processo de ensino-aprendizagem. O segundo objetivo é auxiliar o professor a ministrar de suas aulas práticas por meio dos roteiros descritos neste livro, os quais foram testados várias vezes e aplicados à disciplina de Biologia Celular Básica – Prática, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados, lecionada aos alunos do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Gestão Ambiental.

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