Literatura | Da redação | 13/04/2018 10h47

Editora da UFGD publica livro em Guarani

Compartilhe:

A Editora da UFGD publicou recentemente a segunda obra escrita em língua guarani. O livro Ka’aguy Pora’i foi desenvolvido com base nas pesquisas coordenadas pelo Comitê Editorial do Cone Sul da Ação Saberes indígenas na Escola, um projeto com o apoio da SECADI/MEC e desenvolvido em rede com a UFMS, UEMS e UCDB.

A obra paradidática é resultado de pesquisas da equipe coordenada em Dourados pela professora Teodora de Souza Guarani. Os objetivos da Ação são a formação continuada de professores que atuam em educação escolar indígena nas séries iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento, numeramento e produção de materiais didáticos específicos e diferenciados.

Trata-se de um mito guarani que foi contado pela rezadora (nhandesy) Tereza Martins Espíndola e sua filha Isaura Espíndola sobre um ser mitológico chamado Ka’aguy Pora’i. Tudo o que comemos e plantamos, assim como a mata, têm um dono, que é também um espírito do mal. Segundo a mestre tradicional, ao ler esta história com as crianças é preciso prestar muita atenção, pois o livro traz informações que podem nos auxiliar a conviver melhor com diferentes povos, outras culturas e, principalmente, com a família.

Na escola, a leitura do mito permite uma continuidade da educação familiar, segundo os princípios e valores culturais e, assim, fortalece as múltiplas identidades étnicas, especialmente num contexto multiétnico como a da Reserva Indígena de Dourados – MS.

O livro estará disponível no catálogo da Editora em breve, no endereço: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS