Literatura | Com FCMS | 28/04/2023 11h05

Escrita literária acontece neste sábado na Biblioteca Isaías Paim

Compartilhe:

Neste sábado, 29 de abril, das 14h às 17h acontece o evento Escritores-Educadores: escrita literária, ensino e incentivo à leitura, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O evento contará com duas mesas de bate-papo, a primeira “Entre a escrita e o ensino: diálogos profissionais e artísticos”, com mediação de Adrianna Alberti, são convidados os escritores-professores Joseane Francisco, Fernanda Reis e Flávio Adriano Nantes, para discutir a prática da escrita e do ensino, as rotinas profissionais e artísticas e estabelecer um diálogo do backstage dos escritores-educadores.

A segunda mesa, mediada pela escritora Gleycielle Nonato, de Coxim, tem por tema “Professores-escritores em prol do incentivo à leitura e à cultura”, com convidados Eva Vilma, Carmem Lúcia, Fábio Dobashi e Volmir Cardoso, para uma discussão sobre projetos de incentivo à leitura e acesso à cultura desenvolvidos pelos convidados.

Não é raro observar aqueles que se dedicam à escrita literária serem também aqueles que se dedicam à educação. Os escritores-educadores encontram-se em sala desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, professores de português, literatura, língua estrangeira, história, teoria crítica, historiografia, entre outras disciplinas, e também atuantes em outros níveis do sistema educacionais, são coordenadores, diretores, assistentes administrativos da educação, bibliotecários. Esse fenômeno não é exclusivo de Mato Grosso do Sul, mas é interessante observar como nossos contemporâneos equilibram a rotina de ensino, a escrita literária.

Ravel Naveira, Maria da Glória de Sá Rosa, Maria Adélia Menegazzo, Tânia Souza, Joseane Francisco, Diana Pilati, Carmem Lúcia, Volmir Cardoso, Lucilene Machado, Henrique Pimenta, Flávio Adriano Nantes, Ramiro Giroldo, Fábio Dobashi, Fernanda Reis, Ravel Paz, Bianca Machado, Elias Borges, Raquel Medina, Rosicley Coimbra, Edgar Nolasco. São apenas alguns nomes de escritores literários que também se dedicam a educação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS