Literatura | Raquel de Souza - Assessoria de imprensa | 21/06/2023 09h27

Escritora de MS receberá homenagem na Academia Brasileira de Letras

Compartilhe:

A escritora, poetisa e embaixadora da paz sul-mato-grossense Delasnieve Daspet está a caminho do Rio de Janeiro para dois eventos de grande importância cultural. Ela será homenageada, amanhã (22), na Academia Brasileira de Letras (ABL), ao lado do imortal da ABL Carlos Nejar, em um recital comandado pelo músico e violonista Marcelo Fernandes e pela regente e cantora Ana Lúcia Gaborim. A dupla musicou poemas dos dois autores, que serão apresentados durante o recital, com a presença de imortais da ABL e de convidados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. E amanhã, às 17h, Delasnieve tomará posse na entidade literária internacional PEN Clube, órgão que congrega os maiores escritores de todo o mundo.

“Me senti muito honrada de ter sido convidada para essa homenagem na Academia Brasileira de Letras ao lado de Carlos Nejar, que é um dos maiores poetas do mundo, ficcionista, contista, então estar ao lado dele e ser apresentada ao Brasil na ABL é o sonho de qualquer escritor. Evidente que me sinto feliz e sempre trabalhei para isso, visando chegar ao país, pois é uma forma de mostrar que nós aqui de MS também fazemos boa literatura”, comenta Delasnieve. No evento da ABL, com convidados de várias entidades literárias e outras associações culturais, além do recital com os músicos sul-mato-grossenses, a declamadora Lucia Regina de Lucena, em nome dos poetas do Rio, declamará um poema de Carlos Nejar e um de Delasnieve, integrando as festividades.

Delasnieve foi também convidada, na mesma data do evento em que será homenageada, para um chá acadêmico com os imortais da ABL, onde apresentará três de seus livros, “Mutações”, “Pã-Che Tetã” e “O Som da Lágrima”, para os convidados e homenageará vários nomes com certificados de amigos da paz, que ela confere como representante para o Brasil do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix. “Delasnieve é uma desbravadora da cultura, não apenas de Mato Grosso do Sul, mas também do Brasil, e merece um espaço na casa de Machado de Assis”, comenta o imortal Carlos Nejar sobre a autora de MS.

Também no Rio, onde fica a sede da entidade, fundada em 1936 pelo escritor Cláudio de Sousa, Delasnieve toma posse hoje (21) como sócia-titular do PEN Clube do Brasil. Além de ser apenas a segunda sul-mato-grossense a ingressar na entidade, Delasnieve recebeu um convite do presidente, Ricardo Cravo, para ser a representante do PEN Clube em MS, onde será instalada uma filial do órgão, a primeira no Brasil fora do Rio de Janeiro. “A entidade tem mais de 100 anos internacionalmente e tem 144 sedes em 102 países. Logo mais vai ser inaugurada a 145ª, que vai ser aqui em MS e da qual serei representante. Partiu deles esse convite, fiquei extremamente surpresa e grata pelo reconhecimento e aceitei com muito prazer. Trabalharei no Estado e nos países vizinhos para a promoção literária e para valorizar os escritores e defender a liberdade de expressão”, afirma Delasnieve.

O PEN (abreviatura de poets, essayists and novelists, poetas, ensaístas e novelistas) é um clube internacional de escritores fundado em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott. A organização visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade internacional de escritores. No Brasil, como uma associação de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN congrega escritores e profissionais da palavra e já teve e tem afiliados consagrados na literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Austregésilo de Athayde, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, entre outros. “A posse de Delasnieve será motivo de grande interesse pelo fato de ela liderar em Mato Grosso do Sul um farto segmento da literatura e da cultura, a partir da Capital, no Estado inteiro e em muitas regiões vizinhas, portanto, Delasnieve será aceita com júbilo dentro do PEN Clube ao tomar posse como sócia efetiva eleita por unanimidade”, comenta Ricardo Cravo Albin, atual presidente do PEN Clube do Brasil.

Sobre a autora: Delasnieve Daspet é advogada, poeta, escritora e embaixadora e ativista da paz. Presidente e fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams). Membro da Academia Pan-Americana de Letras e Artes (RJ), da União Brasileira de Escritores (UBE-SP) e agora do PEN Clube do Brasil, entre muitas outras associações nacionais e internacionais. Representante no Brasil do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix. Mais informações pelo Instagram @delasnievedaspet ou Facebook: Delasnieve Daspet.

Serviço: A homenagem a Carlos Nejar e Delasnieve Daspet na Academia Brasileira de Letras será transmitida ao vivo pelo canal da UFMS, a partir das 16h30 desta quinta-feira (22), horário local, pelo link: https://www.youtube.com/@tvufms 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS