Literatura | Da Assessoria | 23/06/2020 07h10

Escritora lança livro de poesias marcado por críticas sociais

Compartilhe:

A poesia da carioca Hannah Cavalcanti é marcada pela crítica social. Junto ao contexto sócio-político, as inquietações existencias da escritora sacodem o leitor e o convoca à construção de um novo mundo.

Em Travessia Perene, Hannah revela um estilo marcante e denso de referências ao misturar espiritualidade e política social sem embaraços. O ritmo é surpreendente entre os mais variados temas.

Viabilizado em 2018 pelo extinto Ministério da Cultura e lançado pela Editora Multifoco, Travessia Perene é, por si só, o registro das transformações políticas brasileiras que impactam a cultura da nação: em um gesto heroico, funcionários do departamento do livro conseguiram depositar a premiação para a escritora 15 dias antes da mudança presidencial. Ao contrário, com extinção do ministério, Hannah nunca teria recebido o prêmio.

“São múltiplas as éticas
E as certezas
Mas são certas as injustiças
E suas saídas
São ínfimas as palavras
Nascidas das singularidades
No infinito
Mas quando saltam
Ao abismo }
Do coletivo
Ecoam”
(Travessia Perene, pág. 42)

Destinada ao brasileiro que vê na arte uma ferramenta de expressão a favor da liberdade, Travessia Perene é instrumento de luta para o brasileiro engajado contra à repressão da cultura brasileira.

Sinopse: Premiado pelo Ministério da Cultura em 2018, Travessia Perene remete a um estado permanente de fronteira, um complexo não-lugar repleto de profundas reflexões políticas e existenciais capazes de envolver o leitor em seu universo. Combinando um estilo marcante e denso de referências, a espiritualidade e a política misturam-se sem embaraço, trazendo ritmo surpreendente aos seus mais variados temas. A relação espaço-tempo, a ancestralidade, a condição feminina, o contexto sócio-político, a inquietação construtiva que ousa sacudir o leitor/a e convocá-lo à vida plena de ação e desejo e à construção de um novo mundo – nada escapa a esse robusto conjunto de versos aqui apresentados, que felizmente agora é revelado à poesia brasileira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS