Fundação possibilita que pessoas cegas acessem mais de 67 mil títulos

"/>
Literatura | Claudiney Sales | 03/08/2021 11h26

Fundação possibilita que pessoas cegas acessem mais de 67 mil títulos

Compartilhe:

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, membro do Accessible Books Consortium (ABC), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), amplia o acesso de todo o seu acervo digital na recém-lançada plataforma do ABC, em prol da distribuição de livros acessíveis. O aplicativo ABC Global Book Service é gratuito e conecta o catálogo internacional de formatos acessíveis de bibliotecas de diversos locais do mundo.

Com mais de 67.000 títulos no momento, as coleções disponíveis são de bibliotecas da França, Nova Zelândia, Canadá e Suíça, e agora, passar a ter o conteúdo do acervo digital da Fundação Dorina.

Para essa parceria, a Fundação Dorina contribui com cerca de 1.300 materiais variados, como livros em Braille, audiolivros, Daysi e e-Pub (formato específico para livros digitais). Além disso, a instituição fará a aprovação de usuários brasileiros - pessoas cegas e com baixa visão - interessados em acessar o acervo disponível na plataforma, por meio de cadastro no site do ABC Book Service.

"A Fundação Dorina nasceu, há 75 anos, com o objetivo de ampliar o acesso, promover a autonomia e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, e segue atuando o legado de Dorina Gouvêa Nowill. Possibilitar que o Brasil faça parte desta plataforma multicultural de acesso à cultura e informação é mais uma conquista e contribuição para que as produções de materiais inclusivos estejam acessíveis mundialmente, diminuindo barreiras", conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Tratado de Marraquexe

O Tratado de Marraqueche é um acordo internacional que possibilita as pessoas com deficiência visual o acesso em formatos acessíveis de obras publicadas, assinado na cidade do Marrocos, em 28 de junho de 2013, tornando-se um avanço importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual. No Brasil, o Tratado foi promulgado pelo Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS