Literatura | Com Arruda Comunicação | 17/07/2023 10h58

Ganhador do Ipê de Literatura, André Alvez lança novo livro de contos

Compartilhe:

"Eu tenho uma relação muito íntima com o vento. É o sopro do vento que me move a escrever", declara o escritor André Alvez ao ser indagado sobre os motivos que o levaram a produzir seu mais novo livro "Todo Bicho Alado sente medo do vento". Trabalho que já tem data de lançamento para o dia 21 de julho (sexta-feira), às 19h, Esplanada Ferroviária que fica na Av. Calógeras n.º 3143, centro de Campo Grande. A entrada é gratuita.

A obra é a sétima escrita por André que, no meio literário sul-mato-grossense, ganhou destaque com o livro "A Bruxa da Sapolândia". "Todo Bicho Alado é bastante diferente da Bruxa da Sapolândia porque esse último é um romance ficcional inspirado numa história real.No entanto, estou sempre escrevendo algo novo e assim nasceram os contos e crônicas desse novo livro", revela o escritor que, no momento, está com sua atenção voltada para a poesia e o amor por Campo Grande.

Com o peculiar cheirinho de livro novo, algo que o olfato de um apaixonado por literatura conhece bem, "Todo Bicho Alado sente medo do vento" chega como um presente de aniversário antecipado à Cidade Morena que, no dia 26 de agosto, completa 124 anos. É que, em parte, os escritos de André buscam captar a essência da cidade natal como forma de homenageá-la.

"A abordagem deste livro resulta do mundo mágico que existe em mim, são textos repletos de metáforas, de realismo mágico e uma alta dosagem de amor à minha terra: Campo Grande", conta o escritor que a partir desse sentimento desenvolveu um universo próprio para falar das metamorfoses que a capital tem passado para se chegar tal como a conhecemos.

Em seu mais novo trabalho, ele também faz uso da poesia para tocar em um outro assunto sensível da atualidade: o desafio que é dar ouvidos à sua persona de artista, que anseia em pôr no papel todas as palavras que habitam sua alma, apesar dos inúmeros percalços impostos dentro do mercado literário brasileiro (custos com produção, número de leitores ainda abaixo do ideal, etc).

"As asas são minhas, as mesmas de um bicho que sente medo do vento, mas não resiste ao desejo de voar. Eu tenho necessidade de escrever. Não consigo me enxergar sem a escrita e acontece que o sopro do vento pode me levar a vários lugares e isso, também, causa outro sentimento difícil de dominar: o medo. Então é isso, sou um bicho alado e voo, mesmo sentindo medo", afirma André fazendo uma comparação entre os dilemas da vida de um escritor com os da personagem do livro, o bicho alado.

Outro ponto interessante de "Todo Bicho Alado sente medo do vento" é que o autor expõe com maestria preocupações sociais do nosso cotidiano, tal como a mudança climática que seja pelo desmatamento ou crescimento urbano desenfreado vem exercendo forças sobre a natureza e pondo em risco a biodiversidade do planeta.

Algo que pode ser constatado na poesia de trechos do livro como, por exemplo: (...) no ritmo do dia que aos poucos nasce no horizonte, trazendo as libélulas na beira da água de um córrego, o córrego hoje tapado pelo concreto, impedindo o pouso das borboletas.

Para quem se interessou em conhecer mais dessa obra, a oportunidade chega com o lançamento da obra no dia 21 de julho, sexta-feira, em uma noite de autógrafos e um bate papo com o autor. O livro também poderá ser adquirido por R$ 48,00.

A publicação de "Todo bicho alado sente medo do vento" é fruto do Prêmio Ipê de Literatura, promovido pela Sectur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande. O lançamento conta ainda com o apoio da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE-MS) e MKT Produções.

Outras informações sobre o livro e o evento de lançamento acesse o Instagram @andrealvez ou @ube.ms

Serviço - Lançamento do livro "Todo bicho alado sente medo do vento", do escritor André Alvez será no dia 21 de julho (sexta-feira), às 19h, na Esplanada Ferroviária que fica na Av. Calógeras, 3143 - Centro de Campo Grande. Entrada Gratuita.

André Alvez

Nascido em Campo Grande, André é formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela UNISA-SP. Desenvolveu o gosto pela escrita ainda menino e com o advento da internet, inegavelmente, passou a expor para mais pessoas os meus escritos. Atualmente, tem um blog www.andrealvez.com.br.

Em sua trajetória, foi presidente da UBE-MS e, atualmente, ocupa o cargo de diretor de Cultura da instituição. Na bagagem artística, traz experiência do teatro, como autor e ator, atuou em diversos comerciais publicitários e, agora, tem se voltado para o audiovisual.

"Recentemente, produzi e escrevi o roteiro do curta "Che Tiempo Guare" inspirado no livro homônimo de Nery da Costa Junior. E, estou produzindo o longa metragem desse mesmo livro, filme que pretendemos mostrar no ano que vem", revela.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS