Literatura | Da redação | 21/03/2019 09h06

Influência da cultura indígena em Dourados é destaque no livro Prosa de Criança

Compartilhe:

O lançamento do livro “Prosa de Criança” continua e neste sábado (23), acontecerá na unidade do Sesc em Dourados, a partir das 15 horas. Na ocasião, os estudantes participantes das oficinas de criação literária terão a oportunidade de conferir o trabalho desenvolvido e receber exemplares para eternizar a experiência que tiveram com a contação de histórias.

Os eventos de entrega dos livros já aconteceram em Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá. No total, cinco municípios participaram do projeto desenvolvido pela equipe Prosa e Segredo, que produziu uma publicação com as histórias que marcam a cultura oral e a identidade de cada região.

Cada município tem sua particularidade geográfica, cultural e social e Dourados além de se destacar por ser a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em número de habitantes e desenvolvimento econômico, registra a concentração de 18% dos indígenas do Estado. Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a reserva existente na cidade possui a maior concentração de índios do país, com aproximadamente 12 mil pessoas de três etnias diferentes.

Histórias de dois povos – O conto escolhido para ilustrar o livro se chama “A Lenda do Guaraná” e demonstra a influência indígena na região. Os estudantes descreveram que o ‘causo’ aconteceu em uma aldeia de Dourados, mas é inspirada na lenda amazônica da história do guaraná. A narrativa conta que uma comunidade sofria de uma maldição lançada por um homem muito mau. Ele amaldiçoou o grupo e desejou que nenhuma mulher pudesse ter filhos.

No entanto, uma das moradoras ficou grávida e com medo de que o filhinho morresse se escondeu em uma cabana até chegar o momento do parto. Porém, quando o homem soube que havia nascido um bebê, se transformou em serpente, foi até o esconderijo e picou a criança que em seguida morreu. Depois de três dias que enterraram o bebê, começou a nascer uma plantinha com o formato de olho que todos chamaram de guaraná.

E a criatividade dos jovens escritores foi longe, com a história da garça que desejava ser um pássaro grande e formoso, um lobisomem que escondia da esposa sua metamorfose e ainda, um homem ambicioso que para roubar o anel de ouro de uma mulher cortou-lhe o dedo.

Sobre o Prosa de Criança – a iniciativa é uma das etapas de trabalho do grupo de pesquisa Prosa e Segredo, que desde 2010 desenvolve ações de fortalecimento do patrimônio cultural imaterial e cultural da infância, com foco nos estudos de contação de histórias.

A realização do projeto Prosa de Criança foi possível em razão da aprovação no edital de Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).

Serviço – O lançamento do livro Prosa de Criança acontecerá no dia 23 de março, às 15h, na Unidade do Sesc em Dourados. O endereço é Rua Toshinobu Katayama, 178 – Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3410-0700 e site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS