Literatura | Da redação | 04/07/2017 10h09

“Literatura para quê?” é o tema do 18º Encontro Proler

Compartilhe:

De 5 a 7 de outubro, Campo Grande recebe o 18º Encontro do Proler que terá como tema “Literatura para quê ?”. O evento este ano já tem confirmada a presença do escritor Marc Ferréz e terá mesas redondas sobre literatura infantil, literatura regional, literatura nacional e Política Públicas para Livro, Leitura e Literatura (PNLL e PELL). Haverão ainda encontros com escritores e um sarau literário. A comissão organizadora reuniu-se na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), no último dia 28 de junho.

Sobre o Proler

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita político críticas criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Tornar a prática de leitura dentro do cotidiano escolar e cultural da sociedade é tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização. Para constituir uma sociedade leitora, na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva, é preciso conjugar a leitura da palavra à leitura do mundo.

O Proler é concebido como um Programa de abrangência nacional e não tem caráter centralizador estando aberto a novos projetos de leitura e buscando estimular ações autônomas em favor da leitura. Em razão disso, o Proler é constituído por comitês conveniados e que trabalham sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS