Escrito em formato de livro-reportagem, ‘Pelos caminhos do rio Paraná’ conta a história e os acontecimentos mais marcantes

"/>
Literatura | Com Comunic | 27/10/2019 07h26

Livro interativo traz histórias e curiosidades sobre o rio Paraná

Compartilhe:

A partir deste mês, cerca de 1,5 mil estudantes de escolas públicas de ensino fundamental de 53 municípios de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás receberão gratuitamente o livro ‘Pelos caminhos do rio Paraná’, de autoria da jornalista Ana Carolina Amaral. A obra, que também está à venda em livrarias, tem patrocínio da CTG Brasil, e foi idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação e viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Escrito em formato de livro-reportagem, ‘Pelos caminhos do rio Paraná’ conta a história e os acontecimentos mais marcantes relacionados com o segundo maior rio da América Latina, o Paraná, passando pela construção das usinas Ilha Solteira e Jupiá, consideradas grandes propulsoras do crescimento local e reconhecidas por, até hoje, levar desenvolvimento para as regiões onde estão localizadas. As duas usinas são operadas pela CTG Brasil e estão passando por um projeto de modernização – o maior em andamento no Brasil – que conta com investimento de cerca de R$ 3 bilhões.

O livro, que faz parte de um amplo projeto cultural, com foco educacional, inclui guias de estudo específicos e material complementar disponíveis em www.projetorioparana.com.br

“As comunidades do entorno de nossas usinas estão entre as nossas prioridades. Buscamos não só manter relacionamentos duradouros, mas também participar do desenvolvimento dessas comunidades, levando cultura, educação e lazer. Patrocinar esse projeto é possibilitar que cada vez mais pessoas tenham acesso à leitura e à história do rio Paraná, onde estão as principais usinas da CTG Brasil, é uma das formas de alcançarmos esses objetivos”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da companhia.

 

Interatividade


Para criação da obra, a autora reuniu informações e histórias sobre o rio, considerado hoje o oitavo maior em extensão no mundo. A maioria das fotos é de Ricardo Martins e Danilo Fiuza, e mostra trechos do rio e suas belezas naturais, além da rotina de populações ribeirinhas, cultura local e economia.

O livro vem acompanhado de conteúdos exclusivos que poderão ser acessados a partir de QR Codes que direcionam o leitor a vídeos com histórias, entrevistas e curiosidades sobre o rio e sua bacia hidrográfica, mostrando atividades como pesca, mergulho, turismo, produção agrícola, geração de energia e muito mais. O trabalho de captação de imagens, pesquisas, elaboração de textos e montagem da publicação durou 10 meses.

Sobre a autora


Ana Carolina Amaral é repórter de meio ambiente no jornal Folha de S. Paulo, onde assina o blog Ambiência, e ocupa a secretaria-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Jornalista formada pela Unesp e mestre em Ciências Holísticas pelo Schumacher College, desenvolveu uma proposta de jornalismo holístico para incluir o contexto ambiental na interpretação dos acontecimentos. Desde 2012 cobre conferências da ONU como a Rio+20, as negociações do Acordo de Paris e, recentemente, a Cúpula do Clima de Nova York.

Sobre a Horizonte


Desde 1984, a Horizonte Educação e Comunicação desenvolve projetos editoriais, culturais e educacionais para seus clientes. Sua especialidade está em temas de responsabilidade social, sustentabilidade e patrimônio histórico e cultural. O objetivo final de seus trabalhos é consolidar a imagem de empresas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

Sobre a CTG Brasil


Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
22 de outubro de 2019

22 de outubro de 2019

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS