Lutas femininas e gordofobia são temas de leitura do Sesc  

"/>
Literatura | Com Sesc Cultura | 12/09/2021 09h18

Lutas femininas e gordofobia são temas de leitura do Sesc

Compartilhe:

A curadoria do Sesc Cultura traz para este mês de setembro títulos que permeiam diversos temas de debates atuais na sociedade. A curadoria sugere os títulos disponíveis para empréstimo na unidade, com foco em quem está em busca de um programa de leitura.

Todas as semanas é divulgado nas redes sociais @sescculturams o título do livro, gênero, classificação e uma breve sinopse. Confira a programação de leitura sugerida:

1ª semana – Livro: O homem que plantava árvores, de Jean Giono. Sinopse: Caminhando sozinho pelo sul da França, um rapaz se vê em maus lençóis: a paisagem é desértica, o vento ruge como uma fera, os vilarejos estão em ruínas e não se encontra água em nenhum lugar. Quando já vai perdendo a esperança, um velho pastor de ovelhas lhe dá água e abrigo. Só que esse não é um pastor como os outros. Quieto e calado, dedica-se mais que tudo a semear árvores que planta em toda parte. Os anos passam, a região vai cobrando outros ares e vida nova, sem que ninguém saiba como se produziu tamanha transformação ― ninguém, a não ser os leitores desta fábula inspiradora.

2ª semana – Livro: A gorda, de Isabela Figueiredo. Sinopse: Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela moça, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. É gorda, e isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver.

3ª semana – Livro: Para o ator, de Michael Chekhov . Sinopse: O livro de Michael Chekhov questiona as nossas concepções éticas e estéticas, independente do fato de sermos profissionais da arte dramática ou não. Nesse ponto é obra indispensável a todos os que trabalham no campo da criação. É obra obrigatória para os dramaturgos. E por que não dizer para todos os seres sensíveis que buscam na beleza e na emoção uma forma de existência compatível com a fantasia que habita cada um de nós.

4ª semana – Livro: Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva, de Silvia Federici. Sinopse: Um livro que traz luz sobre duas questões históricas muito importantes: como explicar a execução de centenas de milhares de “bruxas” no começo da Era Moderna, e por que o surgimento do capitalismo coincide com essa guerra contra as mulheres. Segundo esse esquema, a caça às bruxas buscou destruir o controle que as mulheres haviam exercido sobre sua própria função reprodutiva, e preparou o terreno para o desenvolvimento de um regime patriarcal mais opressor. Essa interpretação também defende que a caça às bruxas tinha raízes nas transformações sociais que acompanharam o surgimento do capitalismo.

5ª semana – Livro: Rodin, de Daniel Kiecol. Sinopse: A arte era mais importante que qualquer outra coisa para o fundador da escultura moderna e ele criou esculturas que gozariam de uma reputação duradoura, incluindo The Kiss, The Thinker, e The Burghers of Calais. Estas e muitas outras esculturas são aqui reproduzidas com fotos de alta qualidade, mostrando todo o espectro da longa e produtiva carreira de Rodin.

Biblioteca – Com amplo acervo de títulos, incluindo materiais em inglês, a biblioteca do Sesc Cultura, em Campo Grande, conta com ferramentas que facilitam a escolha e reserva dos títulos. O catálogo é disponibilizado no site Bibliotecas Sesc, as reservas são feitas pelo WhatsApp (67) 3311-4417 e o acesso físico é liberado apenas para devoluções e retirada de livros e filmes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS