Literatura | Da Redação/Com Midiamax | 10/10/2013 10h02

Prêmio Guavira de Literatura da Fundação de Cultura divulga vencedores

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial, a relação dos escritores vencedores por categoria do II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul.

Na categoria Romance o premiado foi João Gilberto Noll com “Solidão Continental”; em Crônica, Lucilene Machado Garcia Arf foi a vitoriosa com “Biografia de Amores”; na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com Raquel Maria Carvalho Naveira com a obra “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”; Já em Contos o vencedor foi Cássio Eduardo Duarte Pantaleoni com “A Sede das Pedras”.

João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre, em 1946. Publicou treze livros. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões: 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Seu romance Harmada está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo.

Lucilene Machado Garcia Arf é paranaense radicada em Mato Grosso do Sul. Professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a autora possui outras obras publicadas no Estado: Plântula (poesia), O Gato Pernóstico (literatura infantil), Coisas de Mulher, Fio de Saliva e Claricianas (em parceria com Edgar Nolasco).

Raquel Maria Carvalho Naveira é campo-grandense formada em Letras pela FUCMT. É professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Publicou diversos livros dentre eles “Abadia” e “Casa de Tecla” (ambos indicados para o Prêmio Jabuti.

Cássio Pantaleoni é formado em Filosofia com complementação curricular em Psicologia. Possui Mestrado em Filosofia nos domínios da especialização da Fenomenologia e Hermenêutica pela PUCRS. Fundador da editora 8INVERSO e escritor, é autor de "Os Despertos" (2000), "Ninguém disse que era assim" (2002), "Desmascarando a incompetência" (2005), "Histórias para quem gosta de contar histórias" (2010) e “A sede das pedras” (2012).

A Fundação de Cultura recebeu a inscrição de 120 obras de 17 estados brasileiros, um aumento substancial em relação à primeira edição do Prêmio Guavira de Literatura, realizada ano passado, que apontou 82 obras inscritas de 14 estados.

A seleção contou com obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2012 e classificadas nas categorias Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS