Literatura | Da redação | 23/08/2018 10h01

Professor da UEMS/CG fala sobre cultura Nerd como incentivo à leitura

Compartilhe:

Na sexta-feira (17), alunos da Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, de Campo Grande participaram do projeto Econg - Encontro de Culturas Otaku, Nerd e Geek. A palestra de incentivo à leitura por meio de quadrinhos foi ministrada pelo professor Nataniel dos Santos Gomes, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande.

O projeto é desenvolvido e coordenado pelas professoras Nãnashara C. Boehm da Silva Barbosa, Adrielle Pereira Marinho Haekel e pelo técnico-administrativo Severino José de Oliveira Neto, da Escola. Segundo os organizadores, a cultura nerd, cultura geek e cultura otaku têm considerável expressão no Brasil. Nos últimos anos, a presença dessas culturas tem conquistado um grande espaço entre os brasileiros, que se mostram bastante dedicados ao assunto e interessados por esse universo.

As palestras fazem parte do projeto de incentivo à leitura por intermédio dos quadrinhos e a inclusão social, realizadas pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos – NuPeQ.

O NuPeQ conta com professores, alunos da graduação e do mestrado, realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos. Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS