Literatura | Com FCMS | 29/01/2023 09h29

Saiba quais foram os livros mais emprestados na Biblioteca Isaías Paim

Compartilhe:

A Biblioteca Estadual Isaías Paim, possui em seu acervo mais de 10 mil livros disponíveis para empréstimo da população, em 2022 foram cerca de 20 livros emprestados por dia de funcionamento da unidade da Fundação de Cultura de MS, que fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 e está aberta ao público de segunda a sábado das 7:30 as 17:30.

Para incentivar sua meta de leitura para esse ano, fizemos uma lista dos livros mais emprestados na biblioteca em 2022, veja só:

Diário de Um Banana

O livro “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, de forma humorística apresenta a história de um garoto americano, chamado Greg Heffley, que apresenta os problemas de entrar no ensino fundamental 2, e enfrentar a zombaria dos outros. O livro mostra como o bullying pode mudar a cabeça de um menino.

1984

Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell e publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera. Mas – ah!, estava demorando – ganhou renovados holofotes em 1999, quando a produtora holandesa Endemol batizou seu reality show (formato que chegou à TV nos anos 1970), de Big Brother, o mais sinistro personagem, ou melhor, entidade do livro.

A Revolução dos Bichos

A clássica obra do autor inglês George Orwell narra a jornada de um grupo de animais que decide se rebelar contra o dono da fazendo, o Sr. Jones, e com a exploração dos humanos. É uma alegoria e uma sátira sobre o totalitarismo, mais especificamente com os rumos que tomados pela Revolução Russa, de 1917.

Admirável Mundo Novo

O livro “Admirável Mundo Novo” ( 1932) de Aldous Huxley, descreve uma sociedade extremamente científica, onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais da sociedade, essa sociedade não possui ética religiosa e valores morais.

Jogos Vorazes

No livro de Suzanne Colins, a região antigamente conhecida como América do Norte, a Capital de Panem controla 12 distritos e os força a escolher um garoto e uma garota, conhecidos como tributos, para competir em um evento anual televisionado. Todos os cidadãos assistem aos temidos jogos, no qual os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um saia vitorioso. A jovem Katniss Everdeen, do Distrito 12, confia na habilidade de caça e na destreza com o arco, além dos instintos aguçados, nesta competição mortal.

O Pequeno Príncipe

No clássico de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.

O Príncipe

O príncipe deve aprender a não ser muito bom e piedoso, assim como deve ser prudente e fugir dos vícios que o levariam a perder seu poder. De acordo com Maquiavel, é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Segundo ele, o governante temido mantém o povo em paz, unido e leal.

A Elite

No livro de Kiera Cass, A vida no palácio não era tão ruim quanto America imaginava. Ou melhor: com todos os mimos e privilégios que estava tendo, ela já mal se lembrava de como era pertencer à casta Cinco. Ser Um, em compensação, era fácil: suas criadas eram costureiras talentosíssimas e faziam vestidos maravilhosos; os banquetes e as festas que frequentava eram incrivelmente divertidos; e o conforto em que vivia agora seria impensável alguns meses atrás. Além de tudo, quando sentia saudade de casa, tinha Aspen por perto.

Ele era compreensivo, companheiro e tinha decidido colocar sua vida em perigo por ela – afinal, o que aconteceria se alguém descobrisse que, além de guarda do palácio, era ex-namorado de uma das candidatas? Era com Aspen que America contava nas horas mais difíceis. Por outro lado, o príncipe Maxon era atraente, bondoso, carinhoso e – o mais importante – desejava America mais do que qualquer outra garota da Elite.

Mangás

A Biblioteca foi selecionada pela Fundação Japão em São Paulo para receber mil mangás dentro do programa de doação de livros.

O mangá consiste em imagens e diálogos que mostram o modo de vida e a cultura japonesa. As pessoas que lerem os mangás doados por este programa poderão se interessar pelas diferenças e as semelhanças entre o Japão e o Brasil, dando um primeiro passo em direção ao intercâmbio entre os dois países.

Ensaio sobre a Cegueira

“Ensaio sobre a Cegueira” é um romance de José Saramago, que nos conta a história de uma epidemia que assola as pessoas de uma grande metrópole, que as deixa cegas. As autoridades, diante disso, colocam as pessoas “em quarentena” num manicômio, por acreditar que a doença seja contagiosa.

Se interessou por algum dos livros da nossa lista? Saiba que o empréstimo é gratuito, você só precisa fazer a carteirinha trazendo um documento com foto e comprovante de residência, sai na hora e você pode já levar um livro pra casa e começar sua leitura de 2023.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS