Literatura | Da redação | 13/09/2018 09h03

Sesc Corumbá realiza oficina literária para crianças

Compartilhe:

O Sesc Corumbá realiza neste sábado, dia 15 de setembro a partir das 14h, intensa programação para as crianças, com oficina de criação literária, produção de textos e contação de histórias com o grupo de pesquisa Prosa e Segredo. A participação do público é gratuita e a ação é destinada para crianças a partir de 9 anos.

O “Prosa de Criança” é uma iniciativa da educadora, Michelly Dominiq, que promove o estudo, pesquisa e difusão das manifestações orais tradicionais, executada a partir de performances em contações de histórias, seguidas de oficinas com estudantes.

Para desenvolver a proposta, a pedagoga focou o estudo em pesquisa e difusão das manifestações orais tradicionais, realizando o processo de registro, publicação e circulação dos contos, cantigas e mitos populares das localidades contempladas.

Dominiq explica que ao final dos encontros, o material produzido pelos estudantes será encadernado e distribuído, com uma meta de alcançar a impressão de mil exemplares. “Nossa atividade lembra o trabalho realizado pelos escribas, pois, o primeiro passo é despertar nos alunos o interesse pelos relatos feitos pelos adultos de suas comunidades. Depois desenvolvemos uma oficina de escrita criativa em sala de aula que resulta no conteúdo que será transformado em livro”, detalha.

As produções desenvolvidas pelos estudantes serão selecionadas, sendo uma de cada oficina e município, resultando na elaboração de um livro com cinco contos populares. O critério de seleção das histórias avaliará a criatividade de narrativa, composição da ilustração e originalidade do conto popular.

Depois de concluída a fase de apresentação e oficinas, o Prosa de Criança retornará aos municípios para lançar os livros de contos. Cada grupo de crianças participantes receberá suas histórias publicadas e terá a oportunidade de vivenciar a experiência de ser autor. As publicações serão doadas para cada estudante e biblioteca das escolas participantes.

Serviço – O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703 – Centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS