Literatura | Com Sesc | 01/07/2019 09h24

Sesc Cultura realiza o lançamento do livro de Assis Brasil

Compartilhe:

Neste sábado, dia 6, às 19h, o Sesc Cultura recebe o professor fundador da mais antiga oficina literária ativa do país, o escritor Luiz Antônio Assis, para o lançamento do livro “Escrever Ficção”. O livro resume a experiência acumulada de Luiz Antonio de Assis Brasil em 34 anos de trabalho à frente da Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por onde já passaram alguns escritores de destaque na literatura contemporânea brasileira, tais como: Carol Bensimon, Moema Vilela, Clarah Averbuck, Daniel Galera e Michel Laub, para citar somente os mais conhecidos.

A obra condensa, em 400 páginas, várias reflexões sobre a construção de uma narrativa ficcional. Da criação do personagem ao estabelecimento dos conflitos essenciais ao enredo. Da escolha técnica de um narrador ao desenvolvimento de um mundo concreto onde situar a história.

Apesar de Assis Brasil estar há mais de três décadas ensinando técnica literária para aspirantes a escritores, o impulso para transformar os fundamentos de um curso em livro veio de um convite, feito pelo editor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz. Como o autor estava em uma fase de intervalo entre projetos, teve o tempo para se dedicar ao volume, no qual apresenta aspectos da ficção a um aluno fictício, que o procura com a ideia de um romance e que vai sendo orientado capítulo a capítulo.

Sobre o Autor – Nascido em Porto Alegre, em 1945, Luiz Antonio de Assis Brasil se forma em Direito em 1970, profissão que exerceu por dois anos. Em 1975 ingressa como Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, função na qual atua até hoje; no mesmo ano inicia a colaborar na imprensa com artigos históricos e literários. Em 1985 começa a ministrar a Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, em atividade até hoje, e que recebeu o Prêmio Fato Literário, da RBS/Banrisul em 2005, ao completar 20 anos de atividades ininterruptas.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS