Sesc Cultura terá encontros para discutir estudo e obra de Paulo Freire

"/>
Literatura | Com Sesc | 24/07/2021 11h39

Sesc Cultura terá encontros para discutir estudo e obra de Paulo Freire

Compartilhe:

A partir de agosto o Sesc Cultura dá início a uma ação formativa com carga total 40 horas em que haverá estudo reflexivo da obra e legado do educador e filósofo Paulo Freire. Os encontros serão virtuais, pelo Youtube do Sesc MS, a certificação será individual, de 8 horas, conforme a participação em cada encontro.

A ação é voltada a educadores da rede pública e privada e público em geral e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas previamente pela plataforma Sympla.

Homenagem ao centenário do educador, a ação é uma parceria do Sesc MS com Coletivo MS: Paulo Freire, Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores – GEPPEF.

Autor da obra Pedagogia do Oprimido, dentre muitas outras, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012. Paulo Freire também é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Os encontros serão sempre às 19h30. No dia 05 de agosto o tema é “Vida e obra de Paulo Freire”, tendo como convidado o professor Dr. Sérgio Haddad (USP). A Mediação será realizada por Sócrates Fernando de Souza, membro do Coletivo Paulo Freire de Mato Grosso do Sul, professor de educação básica Sesc Escola Horto e na rede pública de ensino.

Acompanhe os demais encontros:

02 de setembro – “Método Paulo Freire: alfabetização e educação de jovens de adultos”. A convidada é a professora Pós-doutora Maurilane de Souza Biccas (USP).

30 de setembro – “Políticas Públicas e Gestão Democrática”, tendo como convidados a professora Drª Lisete Regina Gomes Arelaro (USP) e o professor Pós-doutor João Carlos de Souza (UFGD).

14 de outubro –  “Diálogo de Saberes na Educação do Campo Escolar Indígena” e os convidados são o professor Dr. Cássio Knapp, Professora Drª Regiani Magalhães e Porfessor Pós-doutor Ramofly Bicalho.

04 de novembro – “Paulo Freire para além da questão educacional”, com participação da professora mestre Elaine Friozi (FEF) e professor Dr. José Sobreiro (UNESP).

Informações pelo telefone (67) 3311-4300 ou pelo WhatsApp (67) 3311-4417. Acompanhe as ações do Sesc Cultura @sescculturams e Facebook/sescculturams.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS