Literatura | Fattima Amaral | 26/06/2022 09h10

Tom Peters lança livro abordando sobre liderança em meio a crise pessoal

Compartilhe:

“O que você está fazendo agora será o carimbo, a marca de toda a sua carreira”. A resposta de Tom Peters para as perguntas que virão ao decorrer deste texto pode ser mais simples do que pensamos. O autor, que viajou 50 estados e 63 países apresentando-se para mais de 5 milhões de pessoas e é um sucesso no Twitter, chega com o possível último livro, “Humanismo extremo: O novo padrão de excelência no mundo e nos negócios”, ao Brasil com exclusividade Buzz Editora.

Para ele o lema é claro: engaje ativamente e sirva aos seus funcionários, às suas comunidades e ao planeta, busque nada menos que a melhoria da sociedade. “Fazendo isso com todo o seu coração, toda a sua alma e energia farão você se tornar uma referência no sentido de liderança”. Mas, como isso está ocorrendo em meio à angústia pessoal e econômica trazida pela Covid-19?

Não só relacionado ao momento que vivemos, mas liderar em meio ao sofrimento social simbolizado pela consciência renovada, barulhenta e furiosa das imensas inequidades raciais é um divisor de águas. Tom chega ao seu auge de quatro décadas de pesquisas baseadas em dados, em colaboração com alguns dos mais bem-sucedidos líderes de negócios e administração do mundo todo em “Humanismo extremo”, onde compartilha como aprender o máximo que puder com um pioneiro singular no campo das humanidades, dos negócios, da excelência e da vida.

Liderar em meio ao rancor político que ameaça as próprias raízes da nossa democracia. Liderar em meio a uma verdade inegável de que o impacto poderoso da mudança climática não está “chegando” — já chegou. Como os líderes lidam — e talvez até progridam — enquanto avançam em seus esforços para servir aos membros de suas equipes, às comunidades em que estão inseridos e ao próprio planeta no meio dessa loucura?

“O trabalho de um líder não é conquistar mais seguidores, mas desenvolver mais líderes”, disse. E no Brasil, estamos vivendo um cenário de empreendedores iniciais motivados por necessidade saltou de 37,5% para 50,4%, o mesmo nível de 18 anos atrás. Isto é, é preciso que essas pessoas se desenvolvam como líderes para terem sucesso em seu negócio. Os números são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, feita em diversos países e que contou com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).

Peter também nos lembra de ter um inconfundível sentimento de urgência em relação às grandes questões, como a necessidade premente de equidade de gênero, o impacto das mudanças climáticas e a educação acessível e viável. Se você entende a necessidade crítica de cultivar e manter uma cultura de confiança, crescimento pessoal, inovação e equidade real, “Humanismo extremo” é uma leitura necessária, pois nos ensina sobre as características de liderança que são mais importantes em tempos difíceis.

Este livro é um “resumo”.

É um “último viva”.

É um “fiz meu melhor, caramba”.

Por favor, comece a agir com vigor, com extrema urgência.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS