Literatura | Da Redação/Com Diário Online | 14/07/2013 17h52

Universitários iniciam campanha de doação de livros para bibliotecas escolares

Compartilhe:

A segunda edição do FELIC (Feira do Livro de Corumbá) já está com data marcada para acontecer: será entre os dias 04 e 07 de setembro, no Centro de Convenções do Pantanal. Antes mesmo de iniciar o evento, que é promovido pelo curso de Letras do Campus do Pantanal (unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá) já está movimentando a cidade com uma campanha de doação de livros. O intuito da ação é ampliar o acesso à leitura em escolas públicas que ainda não contam com uma biblioteca.

"A gente quis achar um meio de chamar atenção para a própria feira do livro e nisso acabamos unindo o útil ao agradável porque pudemos perceber que existem muitas escolas que não têm bibliotecas, então, vendo essa realidade, sentimos a necessidade de buscar livros para fazer, posteriormente, a doação. Qualquer pessoa pode doar", destacou Paula Andréa Marques Navarro, acadêmica do 5º semestre do Curso de Letras e uma das organizadoras da FELIC.

Podem ser doados livros de todos os gêneros, até os didáticos, revistas e também gibis. A campanha começou no início deste mês e segue até a data da Feira, quando os organizadores do evento estarão recebendo as doações ou indo buscá-las mediante agendamento prévio.

O horário para a entrega dos livros na sala H-104, no bloco I do Campus do Pantanal é: 2ª feira, das 18h30 às 20h20; 3ª feira, das 20h20 às 21h30; 4ª feira, das 18h30 às 21 horas; 5ª feira, das 18h30 às 20h20. Quem quiser agendar doações, pode ligar para (67) 8105-2214.
Segundo Paula, os acadêmicos já realizaram visitas em várias escolas para definir quais delas irão receber o acervo coletado com as doações, mais do que isso, a montagem e organização da biblioteca, com a ajuda dos alunos do curso técnico de Biblioteconomia oferecido na escola estadual Gabriel Vandoni de Barros.

FELIC

Para a II FELIC, ela adiantou que o evento crescerá em número de participantes e atividades, visto a grande aceitação da comunidade na estreia da Feira. "Além de vermos o comprometimento das pessoas com a feira, vimos a busca delas por esse conhecimento vindo pela leitura, pela literatura. Nós desconhecíamos que as pessoas realmente se importavam com isso, depois que acabou a feira, todo mundo veio perguntando quando era a próxima", disse a universitária que confirmou a participação de 19 editoras e um sebo até o momento.

Ano passado, a Feira teve cerca de 6 mil visitantes, sendo a maioria crianças e adolescentes. Nesta segunda edição, a FELIC quer ampliar esse público para 10 mil pessoas, abrangendo demais faixas etárias. "Além das pessoas da própria cidade, estamos trazendo pessoas de fora, escritores que têm vontade de lançar livro aqui. Tem muita gente procurando a gente, através de nossa página na rede social, para visitar o evento e a cidade", comentou.

Entre as atividades programadas estão: oficinas com temáticas literárias, contações de história, performances, exposições, apresentações de teatro, música, debates, entre outras. A II FELIC deve brindar os três períodos do dia, pois tem previsão de começar às 10 horas e seguir até as 21 horas, utilizando ao máximo as possibilidades de espaço oferecidas pelo Centro de Convenções, como lembrou Paula Navarro.

"Queremos usar não apenas o ambiente interno, mas externo do lugar, justamente para chamar a atenção e atrair o maior número de pessoas", concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS