Live | Daniel Medeiros - assessoria | 25/03/2021 11h00

Evento virtual vai marcar Dia da Comunidade Árabe

Compartilhe:

Um momento online especial vai marcar o Dia Nacional da Comunidade Árabe nesta quinta-feira (25), às 18 horas. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Casa Árabe reunirão especialistas para um bate-papo sobre a presença dessa comunidade no Brasil, no qual mostrarão histórias de árabes e descendentes que deram importantes contribuições ao País e de pessoas que foram influenciadas pelos árabes em suas trajetórias.

O encontro online "Imigração Árabe: História, Legado e Influência" ocorrerá às 19 horas, é gratuito e tem inscrições abertas. Vídeos com depoimentos de integrantes da colônia e de profissionais que tiveram suas vidas marcadas pelo encontro com a cultura árabe serão permeados por conversas entre lideranças da Câmara Árabe e convidados.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirma que em função do cenário de pandemia, a instituição não está fazendo festa, mas apenas marcando de alguma maneira a data para a comunidade árabe e também para os não descendentes. "É hora de mostrar que é preciso ter consciência comum e união, que isso leva a uma construção muito boa", afirma Hannun.

O encontro virtual será dividido em três momentos. O primeiro trará um breve apanhado sobre a história da imigração árabe e do Dia Nacional da Comunidade Árabe, além da apresentação dos principais dados de uma pesquisa recente do instituto H2R e Ibope Inteligência a respeito do tamanho dessa colônia e sua inclusão no Brasil.

A comunidade árabe brasileira será chamada a enviar seus registros pessoais da imigração, seja em documento, fotos, cartas e outros, para o Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Sírio e Libanesa no Brasil. A iniciativa é levada adiante pela Câmara Árabe em parceria com a Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, com o objetivo de documentar e digitalizar a história dessa imigração ao Brasil.

Um segundo bloco do webinar vai apresentar a força solidária que une brasileiros e árabes. Na pandemia, ocorreram pelo menos dois momentos de grande solidariedade, um deles quando a comunidade árabe brasileira, orquestrada pela Câmara Árabe, doou equipamentos de proteção e insumos para hospitais para o combate à pandemia. O outro momento foi quando houve a explosão no Porto de Beirute e a comunidade árabe e brasileira, também com o protagonismo da Câmara Árabe e outras entidades, se mobilizou para enviar ajuda humanitária ao Líbano.

O webinar será encerrado com o tema da influência árabe na trajetória de brasileiros sem ascendência árabe. Entre os que vão contar suas histórias, de imigrante, descendente ou entusiasta da cultura, em vídeos gravados, estarão o ex-presidente Michel Temer, com reprodução de depoimento feito em 2020, o jogador de basquete Oscar Schmidt, os jornalistas Diogo Bercito, Aurea Santos e Renata Maron, o médico Alvaro Sarkis, a cantora Rhanna, o acadêmico João Baptista Vargens e a executiva Alessandra Frisso.

Além do evento virtual, para marcar o Dia Nacional da Comunidade Árabe, a Câmara Árabe está fazendo uma campanha em suas redes sociais. Estão sendo postados vídeos sobre o tamanho e a trajetória da colônia árabe no Brasil. As postagens são em português, inglês e árabe, voltadas tanto para o Brasil como para os países árabes, para que suas populações saibam dessa presença. O webinar será realizado em português, sem tradução.

Serviço: Webinar Imigração Árabe: História, Legado e Influência
Dia 25 de março (quinta-feira), às 18 horas (horário de MS)
Participação gratuita
Inscrições: http://zoom.us/webinar/register/WN_7jY3q0ilSEODHdd6nCdGLw?fbclid=IwAR0O3NdNscgBhhz0og29z3dBW9gunqcbZtw6LKAfep39LY5f1EGqY60Tlvw

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS