Iphan-SP e Museu Republicano de Itu promovem live Cultural

"/>
Live | | 27/07/2021 10h44

Iphan-SP e Museu Republicano de Itu promovem live Cultural

Compartilhe:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, e o Museu Republicano "Convenção de Itu", extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), realizam no dia 4 de agosto a live "O diálogo no campo do patrimônio cultural", das 18h às 19h. Aberta ao público, a roda de conversa será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Museu Republicano.

A iniciativa marca o início do projeto de educação patrimonial Mooca do Patrimônio. Proposta pela Superintendência do Iphan em São Paulo, a ação busca promover encontros virtuais com a sociedade em geral e com os grupos sociais diretamente impactados pelo registro e tombamento de bens culturais. Deste modo, criam-se espaços de diálogo para compartilhar narrativas, pesquisas e percepções sobre o Patrimônio Cultural.

Inaugurado em 1923, o museu foi tombado pelo Iphan em 1967, com a inscrição no Livro do Tombo Histórico. Destacam-se na edificação a fachada azulejada e os painéis de azulejaria interna, que retratam episódios da história de Itu entrelaçados a momentos-chave da memória nacional.

Paulo Cesar Garcez Marins, docente do Museu Paulista da USP, e Sônia Rampim, que coordena a Educação Patrimonial do Iphan e atua como docente do Centro Lúcio Costa (CLC), Unidade Especial do Instituto, vão conduzir a live que contará com a participação de representantes de instituições que desenvolvem projetos educativos de forma colaborativa com o Museu Republicano, como: União Negra Ituana, Museu da Música - Itu - Instituto Cultural de Itu, Museu da Energia de Itu - Fundação Energia e Saneamento, Diretoria de Ensino da Região de Itu da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS