Moda e Tendências | Da redação | 28/10/2016 07h20

Construção de moldes inovadores marca “Oficina de Forma” do Senai

Compartilhe:

Parte essencial para o sucesso de uma coleção, o processo de modelagem foi protagonista do 3º dia de oficinas do Inova Moda, que parte do Projeto Nacional de Moda – NoSSo e é uma iniciativa do Senai de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senai Cetiqt, Sebrae/MS e Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado), realizado nesta quinta-feira (27/10) no CTV (Centro de Tecnologia do Vestuário) do Senai de Campo Grande.

Na Oficina de Forma, as alunas foram desafiadas pela consultora de moda Ana Karol Melo a sair da zona de conforto e deixar de lado os meios tradicionais de construção dos moldes. “Saem os manequins, que possuem as formas anatômicas do corpo humano, entram objetos como caixas e outros apetrechos para modelar o tecido”, explicou a consultora, que veio de Brasília (DF) apresentar técnicas e estimular o pensamento inovador dos empresários de confecção e estudantes de Mato Grosso do Sul.

Atendendo à proposta da oficina, a estudante de Moda Luciane Leite da Silva colocou uma caixa de papelão em cima de uma manequim para moldar um vestido, que acabou ficando diferente da concepção inicial justamente pelo fato de que o molde fugiu do convencional. “Quando coloquei a caixa não pensei que ficaria assim. Ao retirar, as mangas ficaram com um caimento que está em alta, com os ombros de fora. Foi uma desconstrução fazer uma peça assim”, avaliou Luciane.

Proprietária de um ateliê em Campo Grande, Heglys Selíria Barbosa Queiroz considera que seu produto final é diferente de tudo que ela já costurou até o momento. “Durante o processo todo pensei que não chegaria a uma peça de verdade. Começou a tomar corpo e acho que fiz algo diferente, mas que sei que não seria usado, ficaria restrito às passarelas de moda”, considerou.

A coordenadora do CTV do Senai de Campo Grande, Hanna Viana, explica que peças conceito, de fato, podem não ter características vendáveis, mas inspiram coleções inteiras. “Peças assim servem de referência, inspiram coleções inteiras em relação ao corte, estampas, modelagens”, disse, completando que o Inova Moda termina nesta sexta-feira (28/10) com a Oficina de Ficha Técnica, que também será ministrada por Ana Karol Melo da 7h30 às 17h30 no CTV.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS