MS Canta Brasil | Da Redação/Com Dourados News | 24/10/2012 11h53

Fundação de Cultura do traz Detonautas ao MS Canta Brasil

Compartilhe:

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura, realiza, no próximo dia 4 de novembro (domingo), a quarta edição do MS Canta Brasil de 2012. As composições de rock dos Detonautas e as belas melodias da música sul-mato-grossense na voz do cantor Gilson Espíndola irão embalar o público deste projeto que tem mobilizado os amantes da cultura regional desde 2007 e prestigia a Música Popular Brasileira e os talentos locais. Os shows começam a partir das 17h30 no Parque das Nações Indígenas e a entrada, como sempre, é franca.

Detonautas - 

Muita coisa aconteceu no universo da música em 1997. Em uma das inúmeras salas de bate-papo do precário início da internet discada no Brasil, os jovens Luis Guilherme e Eduardo Simão se encontraram. E a simples pergunta de Luis (“Alguém aí toca algum instrumento?”), respondida em seguida por Eduardo, foi a semente para a transformação total da vida de ambos – Tico Santa Cruz e Tchello – e a senha para a formação da banda que, misturando o sol do Rio de Janeiro, tomou de assalto o país sob o nome de Detonautas Roque Clube.

O mineiro Tchello saiu de Ilhéus, no litoral baiano, onde administrava uma pousada, e foi para o Rio, onde passou a tocar com Tico nas diversas formações anteriores do grupo. Com a entrada dos guitarristas Renato Rocha e Rodrigo Netto, do baterista Fábio Brasil e do DJ Cléston, o Detonautas chegou à sua escalação clássica que, após a gravação de uma demo, entrou em campo com o disco Detonautas Roque Clube, lançado pela Warner Music em 2002.

Depois de um mini-turnê pelo Japão, em 2010, e da entrada, em maio de 2011, no RockWalk Brasil, a calçada da fama do rock brasileiro, a banda vive o processo de gravação de seu quinto álbum de estúdio. Enquanto o trabalho, independente, vai ganhando forma, músicas como Sexo Tântrico já poderão ser conferidas no show do grupo em Campo Grande.

Outras diversas faixas recentemente produzidas podem ser baixadas no site oficial da banda (www.detonautas.com.br). Entre elas está Combate, que, com levada ao estilo Biohazard, tornou-se trilha sonora oficial do canal de lutas de mesmo nome.

Gilson Espíndola

Foi em um ambiente em que a música regional, boleros e guarânias estiveram presentes que cresceu Gilson Espíndola. Nascido em Aquidauana, mas criado na Capital, já na adolescência fazia duetos com o pai e ensaiava suas primeiras composições.

Gilson tem em sua vasta bagagem influências do blues, samba e bossa nova, além de uma especial admiração pelo trabalho de Geraldo Espíndola, que juntamente com os irmãos Celito, Tetê e Alzira formavam o “Lírio Selvagem”, reconhecido nacionalmente no final da década de 70.

Participou como vocalista e instrumentista do “Benvirá”, junto com Marcos Mendes, Pedro Ortale, Toninho Porto e Paulo Gê. Gravou dois álbuns solo: o primeiro, Tudo Azul, tornou-se referência local pela qualidade e cuidados na madura produção musical. Mosaico, o segundo, presta justa homenagem à família, interpretando composições próprias e dos primos Humberto, Geraldo, Tetê, Alzira, Celito e Jerry.

Em 2010, Gilson Espíndola participou da caravana Brasil Canta MS, projeto idealizado e realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que levou a cinco capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre) diversos aspectos da arte desenvolvida em Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS