Museu | Com FCMS | 20/02/2020 08h08

Ações para museus do Estado foram tema da reunião do SIEM-MS

Compartilhe:

A apresentação de propostas para a área de museus no ano de 2020, a realização da 18ª Semana Nacional dos Museus e a organização de Grupo de Trabalho para tratar da Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul, foram temas da primeira reunião do SIEM-MS (Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul). O encontro aconteceu no último dia 14, nas dependências do Arquivo Público, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Coordenador do SIEM-MS, o professor Douglas Alves destacou os avanços do setor em nível estadual, com a abertura de dois novos museus no final do ano passado. “Em 2019 foram inaugurados o Museu de Arqueologia do Pantanal, fruto da pesquisa arqueológica do Prof. Dr. José Luis dos Santos Peixoto na UFMS, campus de Corumbá e o Museu Municipal Helena Meirelles, construído pela Prefeitura Municipal de Bataguassu com apoio financeiro de Fundação de Cultura de MS (FIC). Além desses, existe a possibilidade de inauguração de museu municipal em Costa Rica e reabertura de museu em Caarapó, e do Museu de Arte Pantaneira pela prefeitura de Aquidauana, entre outros”.

Conforme Douglas, visitas técnicas, formações, capacitações e cursos são objetivos primordiais do SIEM – MS. “Queremos qualificar o pessoal da área. Este Grupo de Trabalho, ligado ao Sistema Estadual de Museus organizará a Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul que tem como meta melhorar e fortalecer as ações nos museus como visitações, projetos e oficinas”, ressaltou ele.

O GT foi aprovado com os seguintes membros: Douglas Alves da Silva (Sistema Estadual de Museus), Dirceu van Lonkhuijzen (Museu das Culturas Dom Bosco), Laura Roseli Pael Duarte (MuArq/UFMS) e Lúcia Mont’Serrat (MARCO), os quais deverão se reunir e formatar a metodologia a ser empregada nestas ações. O GT deverá ter sua formalização oficializada no evento de abertura da Semana Nacional de Museus.

18ª Semana Nacional de Museus

Ainda na reunião foi discutida a realização da 18ª Semana Nacional de Museus, evento nacional que ocorre anualmente no mês de maio em homenagem ao Dia Internacional do Museu (18 de maio). O ICOM (International Council Of Museums) propôs como temática para este ano “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, tema que poderá oportunizar os museus a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea.

Durante a reunião, o SIEM-MS instituiu uma Comissão Organizadora que coordenará as atividades do evento, o qual buscará parcerias com pesquisadores e universidades, no intuito de promover e estimular a apresentação de resultados finais e parciais de pesquisas que abordem a temática da Semana, com promoção de palestras, apresentações de trabalhos, debates, oficinas, etc.

A Comissão será composta pelos seguintes membros: Douglas Alves da Silva (Sistema Estadual de Museus), Lia Brambilla (MuArq), Elisângela Castedo (Arquivo Público Estadual), Wellen Joice (Museu José Antônio Pereira), Dirceu van Lonkhuijzen (Museu das Culturas Dom Bosco) e Josiane Terena (Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena).

A abertura da Semana ocorrerá no MIS (Museu da Imagem e do Som de MS), com palestra, exibição de curta-metragem e mesa de debate. Estão confirmados para a mesa: Frank Rossatt (Subsecretário de Políticas Públicas LGBT), Ana José Alves (Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial) e Silvana Terena (Subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena). A programação completa será divulgada no próximo mês aqui no site.

As seguintes instituições estiveram presentes na reunião: Arquivo Público Estadual de MS, MARCO (Museu de Arte Contemporânea de MS), MIS (Museu da Imagem e do Som de MS), SED (Secretaria Estadual de Educação), Centro Histórico da Santa Casa, Museu José Antônio Pereira, Museu das Culturas Dom Bosco/UCDB, MuArq (Museu de Arqueologia da UFMS), Memorial da Ferrovia/AFAPEDI, Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS