Museu | Com Agecom | 15/08/2019 12h01

Município de Aquidauana pleneja reforma em Museu de Arte Pantaneira

Compartilhe:

Com o objetivo de apresentar um bom projeto estruturado para captação de recursos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública/Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmaram parceria nessa manhã (7), para a elaboração do projeto de reforma do Museu de Arte Pantaneira de Aquidauana.

A Administração Municipal de Aquidauana se mobiliza na busca de parceiros e de recursos para reformar o Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros”, cujo prédio foi construído em 1918, encontra-se fechado desde 2012 e em condições precárias.

Participaram da reunião o secretário municipal de Cultura e Turismo – Humberto Torres e técnicos da SECTUR, a Profª Hilda Romero diretora IFMS – diretora do IFMS/Campus de Aquidauana; Mayara Leite Serejo - coordenadora do Curso de Engenharia Civil; professoras Gisele Estrella e Juliana Santos Fialho, do curso de Edificações e Engenharia Civil.

Conforme informou a SECTUR, por meio da parceria com o IFMS, os professores trabalharão com os alunos dos cursos de Edificações e Engenharia Civil a elaboração do projeto de reforma, que a secretaria irá inscrever concorrendo ao Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos Apresentados por Órgãos e Pessoas Jurídicas de Direito Público Estaduais, Municipais e do Distrito Federal – 2019, onde a proposta vencedora poderão receber apoio financeiro no porte mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), excluindo-se a contrapartida.

“Temos ciência das condições financeiras do município. Por isso, nosso trabalho na SECTUR também é de buscar alternativas para realização de projetos e investimentos culturais. Encontramos nesse edital uma oportunidade de conquistar esses recursos para a reforma do Museu, recebemos o aval e apoio do prefeito Odilon Ribeiro e vamos adiante para concorrer nesse processo seletivo. Com o apoio do IFMS temos a certeza de que o nosso projeto ficará atrativo para essa concorrência. Estamos na torcida e na expectativa por bons resultados!”, afirmou o secretário Humberto.

O processo seletivo, conforme explica o Edital, tem por objetivo oportunizar que órgãos e pessoas jurídicas de direito público estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como consórcios públicos, apresentem projetos que versem sobre a promoção e reparação de bens e direitos relacionados ao meio ambiente; ao consumidor; ao valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos, nos limites estabelecidos nos eixos temáticos e respectivas linhas temáticas. A SECTUR tem até o dia 28 de agosto para enviar a proposta concorrente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS