Museu | Com Prefeitura de Bataguassu | 11/01/2020 07h11

Museu Helena Meirelles foi inaugurado em Bataguassu

Compartilhe:

Com objetivo de preservar e perpetuar a cultura sul-mato-grossense, o Museu Helena Meirelles foi inaugurado dia 10 de dezembro, no município de Bataguassu. Por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a obra recebeu recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do governo federal e da prefeitura municipal. “O Museu Helena Meirelles é um marco para o município de Bataguassu, pois além de atrativo turístico, ele ainda preserva a cultura do nosso povo. Além disso, o espaço ainda poderá ser utilizado para realização de exposições permanentes e temporárias, estudos, pesquisas e oficinas que compõem projetos de educação patrimonial nas escolas”, disse a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro.

Iniciada às 8 horas (9 horas de Brasília), a inauguração foi prestigiada por grande número de pessoas, bem como o prefeito Pedro Arlei Caravina e a secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte. Da Fundação de Cultura, participaram do evento o coordenador estadual de Museus, Douglas Alves e a coordenadora estadual do Núcleo de Literatura e de Bibliotecas, Melly Sena.

“Fizemos doações de livros para o acervo do museu que, além da preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural, é um espaço onde se amplia o conhecimento das pessoas”, falou Melly. “Está sendo um evento excelente, com apresentações de danças e muito entusiasmo dos visitantes”, resumiu Douglas.

ESCULTURAS

Na área externa do museu há esculturas que retratam peculiaridades de Bataguassu e da região caracterizada pelo cerrado. Um pássaro tuiuiú, uma garça, cupinzeiros assim como um tamanduá-bandeira fazem parte da coletânea de peças confeccionadas pelo artista plástico Cleir Ávila.

FUNCIONAMENTO

O Museu Helena Meirelles fica Rua Ribas do Rio Pardo, nº 376, no Centro de Bataguassu. Ele pode ser visitado de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS