Museu | Da redação | 12/05/2018 10h35

Museu terá atividades diferenciadas para o público em maio

Compartilhe:

Em maio, o Museu das Culturas Dom Bosco trará atividades diferenciadas para o público durante a 16ª Semana Nacional de Museus — evento promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 do mesmo mês.

Do dia 14 a 20, o Museu das Culturas Dom Bosco será palco para a realização de palestras, visitas mediadas, rodas de conversa, exibição de vídeos e, até mesmo, para observação do céu por meio de telescópio. Além de todas essas atividades, do dia 18 a 20, a entrada no museu será gratuita para o público.

Programação

Para abrir a 16ª Semana Nacional de Museus, no dia 14 de maio (sábado), às 18h, terá uma palestra ministrada pelo historiador e professor da UCDB, Heitor Medeiros, que irá abordar o tema “História, educação ambiental e interculturalidade: Diálogos com a cultura guarani e Kaiowa”. Na mesma data, às 19h, o clube de astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) irá promover a observação do céu por meio de um telescópio, do lado de fora do museu, no Parque das Nações Indígenas.

Já a partir do segundo dia do evento (15) até o dia 18, às 8h e às 16h, serão oferecidas ao público visitas mediadas ao acervo, composto atualmente por coleções de arqueologia, etnologia e de ciências naturais. No mesmo período também terão ações educativas como exibição de vídeos e manuseio de réplicas. Para participar dessas atividades, os interessados devem fazer o agendamento por meio do site www.mcdb.org.br .

Além disso, durante a semana, das 8h30 às 16h30, terá uma feira de artesanato indígena, onde artesãos das etnias Terena e Kadiwel irão expor os produtos confeccionados em madeira, fibras e cerâmicas. O evento conta também com uma roda de conversas que traz o tema “Museus hiperconectados no contexto do desenvolvimento local”, no dia 16, a partir das 19h. Na data, serão feitas apresentações de trabalhos acadêmicos e o encontro irá possibilitar a troca de experiências entre os participantes relativas à atividades práticas desenvolvidas nas áreas de cultura, educação, memória e patrimônio.

Por fim, a semana será encerrada no dia 18, com uma palestra na Câmara Municipal de Maracaju (MS). A coordenadora de promoção e gestão de imagem institucional do Ibram, em Brasília (DF), Ana Lourdes de Aguiar Costa, irá falar a respeito da “Hiperconexão e museus: desafios de experiências significativas no contexto físico e digital”.

O Museu das Culturas Dom Bosco, fica no Parque das Nações Indígenas, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 700, em Campo Grande. Para obter mais informações a respeito das atividades oferecidas durante Semana Nacional de Museus, entre em contato por meio do número: (67) 3326-9788.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS