Museu | Da redação | 16/05/2017 08h18

Oficinas e visitação educativa ao acervo movimentam Semana de Museus

Compartilhe:

O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza de 16 a 20 de maio uma programação especial inserida na 15ª Semana Nacional de Museus, movimento que reúne cerca de mil instituições do país em mais de três mil atividades.

Na programação do Marco estão presentes duas oficinas especiais de artes que atendem todos os públicos e uma visita mediada ao acervo permanente de obras da artista plástica Lídia Baís. Todas as atrações tem entrada franca.

“As várias faces de Lídia Baís – Construindo narrativas sobre uma artista visionária de uma aldeia sem luz” é uma oficina plástica de desenho que visa a produção de peças e que acontece entre os dias 16 a 19 de maio no Marco. É realizada pelas arte-educadoras do museu ao longo dos quatro dias das 8h30 às 14 horas.

As obras da artista plástica Lídia Baís, que representam a gênese da arte contemporânea sul-mato-grossense, também recebem na Semana de Museus visitações especiais entre os dias 16 e 19 de maio, sempre das 8h30 às 14 horas. O acervo da artista, restaurado e mantido pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Cultura, apresenta o olhar visionário de uma artista à frente de seu tempo.

O Marco também realiza no dia 20 de maio (sábado), das 8h30 às 11:30 e das 13h30 às 17h30, a Oficina de Miniaturas, realizada pela artista Rita de Cássia Baduy Pires. Aberta ao público em geral, terá 30 vagas e a inscrição custa R$ 30,00. As inscrições podem ser feitas diretamente no museu até o dia 15 de maio.

Semana Nacional de Museus – De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Mais de mil museus de todo o país oferecem ao público nesta edição cerca de 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre tantas outras atrações.

Em Mato Grosso do Sul participam entidades museulógicas de todas as regiões do Estado. A abertura está marcada para o dia 16 de maio (terça), às 8 horas, no Museu José Antônio Pereira, na Avenida Guaicurus. Estão previstas apresentações musicais, contação de histórias e visitação.

Serviço: Para mais informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte-educadoras do Programa Educativo, basta ligar no telefone (67) 3326-7449.

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Visite o nosso site (www.marcovirtual.wordpress.com), a nossa página no Facebook (facebook.com/marco.museu) ou nos envie e-mail: marco@fcms.ms.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS