Música | FolhaPress | 17/01/2017 15h15

Aos 19 anos, Gustavo Mioto chega ao 1º lugar nas rádios e se consagra com seu sertanejo romântico

Compartilhe:

Há quatro anos, o cantor Gustavo Mioto, hoje com 19 anos, fez a sua aposta no sertanejo romântico e lançou seu primeiro disco, “Fora de Moda”. No fim do ano passado, ele chegou ao primeiro lugar na lista das mais tocadas em rádios do Brasil com a música “Impressionando os Anjos”. O sucesso impulsionou outra canção, “3 da Manhã”, e levou o artista a ter duas faixas entre as cem mais tocadas em 2016, de acordo com dados da Crowley, empresa que divulga o ranking das rádios.

Ele conta que não foi fácil chegar ao topo. “As músicas de balada, para dançar, costumam fazer sucesso mais rapidamente. Eu tive a paciência de manter essa essência romântica”, diz o cantor, que é fã do cantor canadense Michael Bublé.

“Eu ouço música sertaneja desde moleque, mas hoje escuto muito mais John Mayer, Keith Urban e muito country americano”, conta Mioto. A sua primeira música bem-sucedida foi “Lembra”.
“Desde o início, eu já senti uma boa resposta do público, mas agora as canções ganharam uma repercussão nacional”, avalia Mioto.

Filho de Marcos Mioto, conhecido produtor de artistas sertanejos, ele teve de convencer os seus pais de que viver de música era o seu sonho. “A minha família toda é de músicos, então, sempre participei daquelas rodas em almoços de domingo. Aos dez anos, comecei a compor e já ouvia minha mãe e minha avó cantando essas músicas. Achei isso incrível e comecei a ir atrás desse trem!”, brinca o artista. Os pais, que já conheciam bem a rotina de um artista, tentaram impedir Mioto. “Eles queriam me poupar de algumas coisas. Eles sabem que em uma carreira artística você tem que abrir mão da vida social e ficar longe da família em datas especiais”, conta.

Mas a família não conseguiu segurá-lo por muito tempo. Aos 13 anos, Mioto já cantava em uma banda de baile. “Foi minha maior escola. Aprendi a cantar de tudo e amadureci com a companhia dos músicos mais velhos.”

Artistas elogiam o cantor, que cresceu entre sertanejos

Nascido em Votuporanga (521 km de SP) e criado em meio a sertanejos, Gustavo Mioto não perdeu nenhuma oportunidade de aprender enquanto o pai trabalhava com boa parte das duplas mais conhecidas do país.

Pouco antes do lançamento do sucesso “Impressionando os Anjos”, o cantor Bruno, que forma dupla com Marrone, ouviu a canção e diz ter ficado surpreso com a qualidade: “Eu sabia desde o início que essa música seria um sucesso. Quando o Marcos me mostrou, eu me emocionei”. O xará Gusttavo Lima também é só elogios para Mioto. “Eu gosto muito do trabalho do Gustavinho, o menino é bom! Sempre se mostrou interessado. Somos parceiros e vejo que ele ainda fará muitos bons trabalhos. Essa última música dele é maravilhosa!”, avalia Lima. Mioto só vê vantagens em ter tantos bons contatos. “O que mais ajudou foi conhecer experiências diferentes. Todos eles chegaram ao sucesso de um jeito distinto e falam do que fazer e também do que não fazer. Sempre tive a oportunidade de aprender com essas histórias.”

Sensível, ele conta que um sonho inspirou a composição de uma de suas letras românticas de maior sucesso, “Impressionando os Anjos”: “Eu sonhei que cuidava de duas crianças. Não entendi se era uma boa ideia ou caso de psiquiatria”, brinca Mioto. “Dias depois, comecei a reparar que essa história rondava meus dias e logo vi uma reportagem sobre um cara que perdeu a mulher e lutava para cuidar das crianças”, conta Mioto. “Eu sou muito supersticioso com sonho e contei isso para o meu amigo Theo”, lembra.

Theo Andrade é seu parceiro de composições. Os dois se sentaram juntos e chegaram à letra, que fala sobre um homem que se vê sozinho com duas crianças pequenas. “Eu queria mostrar na canção que ele dominou a situação, e não dar um tom triste a ela”, explica o artista. Com a canção pronta, sobre um pai de dois filhos que fica viúvo repentinamente, ele pensou no ator Murilo Rosa para protagonizar o clipe. “Ele é amigo da família e tem cara de gente boa, de bom pai”, conta Mioto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS