O projeto reúne inúmeros sucessos produzidos pelo grupo em comemoração aos nove anos de carreira, celebrada no dia 13 de junho

"/>
Música | Ayanne Gladstone | 10/06/2022 10h18

BTS faz seu retorno com álbum antológico “Proof” e três músicas inéditas

Compartilhe:

O grupo musical sul-coreano BTS (Beyond The Scene ou Além da Cena, em tradução para o português) lançou na madrugada desta sexta-feira (10) o álbum Proof junto ao clipe musical da faixa “Yet To Come”. O álbum antológico reúne inúmeros sucessos produzidos pelo grupo em comemoração aos nove anos de carreira, data celebrada no dia 13 de junho.

O projeto possui três CDs e inclui três músicas inéditas: “For Youth”, “Run BTS” e “Yet To Come”. O álbum possui duas versões físicas (Compact e Stardard) e reúne 48 canções, entre elas, versões alternativas que devem ser ouvidas somente por meio de leitores de CD, porque não ficarão disponíveis nas plataformas de streaming. O acesso à essas músicas segue o padrão dos vinis das faixas “Butter” e “Dynamite”, de lançamentos anteriores do BTS, onde o fandom, ou fã-clube, Army podia ouvi-las, para além das plataformas de streaming, em vitrolas.

O novo projeto é lançado meses antes de uma suposta partida para o serviço militar, serviço obrigatório entre os homens da Coreia do Sul. No entanto, tanto o fandom quanto a mídia sul-coreana especulam a possibilidade de que eles sejam isentos do serviço militar, questão ativamente discutida entre os líderes políticos do governo sul-coreano, mas ainda sem confirmação. Outra teoria é de que o grupo esteja se preparando para uma nova turnê mundial, após a série de shows presenciais acumulados nos Estados Unidos e na própria Coreia do Sul no início de 2022. Após dois anos acompanhando shows virtuais, os fãs têm a esperança de que o grupo realize uma nova volta ao mundo.

O teaser (prévia) do vídeo musical de “Yet To Come” quebrou o recorde de prévia mais rápida a bater um milhão de visualizações no YouTube, com apenas 7 minutos. O clipe musical foi lançado à 1h00 da madrugada (horário de Brasília) e, até o momento, acumula 30 milhões de visualizações e 4,6 milhões de curtidas.

A mídia coreana reporta que as vendas do álbum “Proof” ultrapassaram 2,1 milhões de vendas nesta sexta-feira (10), número de vendas que está próximo de bater as 2,2 milhões de cópias vendidas na primeira semana de lançamento do álbum “BE”, em outubro de 2020. “Yet To Come” também alcançou o primeiro lugar nos oito maiores mercados musicais: Japão, França, Canadá, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos e, até o momento, possui 95 primeiros lugares no iTunes de todo o mundo.

O grupo também estende seu recorde como o único ato na história a vender mais de 2 milhões de cópias no Hanteo no primeiro dia de lançamentos com “Proof” e “Map of the Soul: 7”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS