Música | Da redação | 05/07/2018 09h57

Grupo Vocal CanteMus participa do projeto Musicoterapia

Compartilhe:

O Grupo Vocal CanteMus da UFMS participou, no dia 2 de julho, de uma apresentação do Projeto de Musicoterapia do Hospital Cassems de Campo Grande.

Os participantes do grupo têm como proposta a produção, pesquisa e divulgação da música vocal. O CanteMus integra a prática vocal em grupos com diferentes perfis, como o coro de iniciantes (sem experiência musical), o coro feminino e o coro dos próprios estudantes de música.

“Foi gratificante poder cantar e observar o sorriso no rosto dos pacientes ao ouvir a música e ao assistir à apresentação”, diz a coordenadora do CanteMus, a professora do curso de música da UFMS Ana Lúcia Gaborim.

De acordo com o acadêmico do 8° semestre do curso de música da UFMS e coordenador do projeto de Musicoterapia do Hospital da Cassems, Gabriel Scatena Guizado, o objetivo da apresentação do CanteMus foi de humanizar o hospital por meio da música. “É um conjunto de práticas que visam o bem-estar dos pacientes, mas também tem o lado que se volta para os colaboradores, com a criação do coral”.

Gabriel afirmou que a ideia inicial era tirar o curso de Música de apresentações somente artísticas e voltar a música para outra realidade, com um sentido maior, levando a arte ao ambiente hospitalar. “O projeto realiza apresentações de corais duas vezes por semana, nos corredores dos hospitais, e música nos leitos. Também faz parte do projeto a realização de concertos mensais com grupos de Câmara”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS