Orquestra lança Ritmos Brasileiros em formato multimídia

"/>
Música | Com Virginia Silva | 01/09/2021 12h42

Orquestra lança Ritmos Brasileiros em formato multimídia

Compartilhe:

Em uma proposta ousada e inédita, a Orquestra Ouro Preto e o Desvio unem a percussão brasileira e a música de concerto com a tecnologia para celebrar a grandiosidade dos ritmos do Brasil. Para além das plataformas de streaming, o novo trabalho foi lançado também em plataforma multimídia. "Orquestra Ouro Preto e Desvio - Ritmos Brasileiros" apresenta música, game, realidade aumentada e visão 360º em uma experiência imersiva para o público. O novo trabalho mostra a beleza do maracatu, samba, frevo, afoxé e outros ritmos que marcam a identidade da cultura nacional em releituras inéditas.

Na plataforma multimídia, música e tecnologia se misturam para que o público possa tocar e apreciar virtualmente os sons do pandeiro, acompanhar a apresentação com a visão de dentro da orquestra, e ainda, conhecer a história de cada instrumento e faixas do CD. No site da Orquestra Ouro Preto é possível saber, por exemplo, como tocar instrumentos típicos dos ritmos brasileiros, como a zabumba, o marimbau, o reco-reco, o gonguê, entre outros. O público é convidado para assistir de perto e em 360º a Orquestra Ouro Preto e o Desvio tocando a faixa "Bloco", um animado frevo pernambucano. Em vídeos curtos, os percussionistas, Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, falam sobre cada instrumento e mostram como tocá-los. O site também traz explicações históricas sobre cada faixa e a ligação com a rica cultura dos estados brasileiros.

Além disso, todos os instrumentos utilizados na construção do disco possuem uma versão tridimensional em realidade aumentada, para que cada detalhe possa ser observado de perto e a experiência com o conteúdo seja maximizada. E não para por aí. A plataforma ainda conta com um jogo no qual o interessado pode experimentar seus dotes musicais com pandeiros, acompanhando uma das músicas do disco.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, idealizador do projeto, o novo álbum reafirma o compromisso da Orquestra na valorização da música e da cultura brasileira. "A Orquestra Ouro Preto aposta mais uma vez na experimentação do inédito para surpreender e emocionar o público. Esse nosso encontro com o Desvio versa sobre ritmos brasileiros distintos, seculares e contemporâneos que perpassam diferentes origens e celebram um patrimônio que carrega um importante legado dessa musicalidade em seu cerne", disse.

Sob a visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações, o Instituto Cultural Vale patrocina essa iniciativa que é um marco na valorização da cultura regional brasileira ao trazer ritmos que têm origem em diferentes regiões do país, em uma celebração única a esse vasto patrimônio imaterial.

DESVIO

Criado em 2005, o Desvio dedica-se à música brasileira desde a sua fundação. Desvio é um conceito, uma palavra formada pela primeira e última sílaba de desconstrução do óbvio. Formado pelos percussionistas Rafael Alberto e Leonardo Gorosito, o Desvio desenvolve um trabalho autoral e utiliza a composição como ferramenta de desenvolvimento dessa família de instrumentos, com uma identidade musical definida pela fusão da música brasileira com a música de concerto.

O novo álbum está disponível nas principais plataformas de streaming e a plataforma multimídia pode ser conferida no site da Orquestra: https://www.orquestraouropreto.com.br .

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS