Música | Com FCMS | 14/12/2023 11h17

Projeto Catedral Erudita realiza concertos em igrejas de Campo Grande

Compartilhe:

Com o objetivo de valorizar os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita, despertando o interesse em novos públicos, o projeto Catedral Erudita vai realizar a partir do dia 15 de dezembro de 2023 uma série de oito concertos em igrejas da Capital. Outros objetivos são estimular o turismo religioso e cultural e promover a harmonia e união através da música e do diálogo entre diferentes tradições religiosas.

O projeto teve início este ano durante o Festival América do Sul, em Corumbá, no mês de novembro, e o sucesso alcançado garantiu sua continuidade, agora na Capital. Trata-se de um projeto cultural que busca integrar a música clássica e erudita com o contexto das catedrais católicas e evangélicas, enriquecendo a experiência dos fiéis e da comunidade através da arte sonora.

“Realmente foi um grande sucesso esta iniciativa da equipe da Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul de fazer o projeto Catedral Erudita no Festival América do Sul, em Corumbá, e replicar isto em Campo Grande, e também como é percebida a intenção de também replicar em outras cidades do interior de Mato Grosso do Sul, demonstra uma responsabilidade cultural muito grande por parte do governo e de toda a sua equipe, porque isso ajuda a democratizar os bens culturais. O projeto Catedral Erudita trabalha com um tipo de música cujo acesso não é muito fácil, não são músicas que estão sendo a todo momento veiculadas na grande mídia. Então é uma iniciativa que realmente proporciona a democratização cultural”, afirma o maestro Eduardo Martinelli, que vai reger os concertos dos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro.

O projeto “Catedral Erudita” visa promover um diálogo significativo entre a música clássica e erudita e o ambiente único das catedrais católicas e evangélicas.

Essa iniciativa busca trazer apresentações ao vivo de renomados músicos e orquestras em locais sagrados, unindo a riqueza da arte musical com a atmosfera espiritual das catedrais, fortalecendo a identidade cultural e religiosa nas comunidades envolvidas.

Para o Diretor Presidente da FCMS, Edu Mendes, “O projeto Catedral Erudita deu muito certo em Corumbá e queremos expandir para todos estado, começando por essas oito apresentações em Campo Grande e em 2024 vamos levar para mais cidades de MS, uma forma fomento à cultura musical de orquestras em locais diferentes e sacros como igrejas”.

Confira o cronograma das apresentações e participe!

Concertos Camerata Madeiras Dedilhadas e Projeto Coro Infanto Juvenil da UFMS

Regência Marcelo Fernandes e Ana Lucia Gaborim – Solista Luciana Fisher

15/12 – Igreja São José – 19:30h

21/12 – Quarta Igreja Batista de Campo Grande 19.30h

22/12 – Igreja Cristo Luz 19.30h

24/12 – Igreja Batista em Villas Boas – 10h

Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Coro Lírico Cantarte – Regência Eduardo Martinelli

16/12 – Igreja São Francisco

19/12 – Igreja Auxiliadora

20/12 – Igreja Santo Afonso

21/12 Igreja Presbiteriana Central

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS