Música | UFMS | 12/06/2020 08h23

Projeto da Escola de Música da UFMS inicia atividades com trombone

Compartilhe:

Masterclass on-line de Trombone abre neste sábado (12), às 14h, as atividades do Projeto Circulação da Escola de Música da UFMS.

Inédito, o projeto, sob a coordenação da regente e professora do Curso de Música Ana Lucia Gaborim, irá ofertar uma série de atividades como workshops, concertos didáticos, masterclasses, open classes, estreia de vídeos a distância e concertos virtuais.

“A proposta é fazer circular a produção artística da Escola de Música da UFMS, assim como dos grupos do Curso de Música, como Cameratas, Coros, etc. Sempre tivemos a dificuldade de fazer com que esses grupos chegassem às periferias, interior do estado, apesar das parcerias com Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação que nos ajudam a viabilizar alguns eventos”, explica a coordenadora do projeto.

Para a masterclass de sábado, que será ministrada pelo professor do curso de Música da UFMS Jackes Douglas, é preciso fazer inscrição antecipada pelo Google Forms em https://bit.ly/trombonems.

Essa masterclass é uma parceria entre os Projetos Circulação e o Programa Acadêmico de Extensão Movimento Trombone Didático UFMS. A proposta é que a cada 15 dias haja um professor convidado para dialogar sobre suas experiências musicais, realizar estudos técnicos, masterclasses e recital didático. Em dezembro de 2020 será gerado certificado para os participantes com a carga horária cursada.

Projeto Circulação

A professora Ana Lucia explica que as periferias gostariam muito de ter acesso ao ensino de música, dificultado pelas condições financeiras. “Então, conseguimos no final do ano passado uma emenda parlamentar para colocar em prática, para circularmos a nossa produção artística para outros polos nas periferias e no interior do estado”.

Para isso, foi firmada parceria com os polos da Comunidade Tia Eva, Instituto Livres na Vila Nogueira, Associação dos Moradores de Bairro do Coophavila, e também com uma escola estadual no Bairro Nova Lima.

Inicialmente, foi feita uma programação para atender a esses polos presencialmente, com aulas de violão ou percussão, mas com a situação de pandemia, o projeto não pode iniciar as aulas, com exceção do polo Coophavila, onde o professor Luiz César, egresso do curso de Música, já havia começado a lecionar e agora segue dando continuidade às aulas de violão, por meio de tecnologias de ensino a distância.

“Após várias reuniões, a equipe do projeto estudou o que poderia ser feito para dar continuidade a circulação artística e às aulas a distancia, abertas a todos. Para as atividades, pedimos para que os interessados façam inscrição antecipada porque essas plataformas de videoconferência têm capacidades limitadas. No dia do evento, os inscritos irão receber o link”, explica a professora. As atividades terão certificado de participação.

Para a próxima segunda-feira está prevista a realização de open class com o professor Pieter Rahmeier, que abordará a história do violão brasileiro.

“Todas as atividades são gratuitas. Iremos ter também concertos didáticos, performances ao vivo, por videoconferência, lançamentos de vídeos que foram feitos por programas específicos de edição e algumas aulas de técnica vocal on-line. Os nossos profissionais da Escola de Música e do Curso da UFMS irão fazer essas exposições didáticas”, diz Ana Lucia.

Para este mês de junho estão programadas ainda aulas de princípios básicos de técnica e saúde vocal, master class de violão com o professor Rafael Salgado, que irá trabalhar com o público do Polo Coophavila, em evento aberto a qualquer pessoa, entre outras atividades.

Informações sobre o projetos e os próximos eventos podem ser acompanhados no Facebook em https://www.facebook.com/circulacaoescolademusicaufms/ e no Instagram em https://www.instagram.com/circulacaoescolademusicaufms/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS