Oficina | Com FCMS | 22/07/2019 18h26

Oficina aproxima público da criatividade do fazer artesanal

Compartilhe:

Mais do que peças inspiradas nas belezas de nossa terra, o estande de Artesanato do 20º Festival de Inverno de Bonito contará com um curso realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que promete valorizar ainda mais o fazer artesanal e instigar o interesse pela arte: a Oficina de Modelagem Criativa.

As aulas ministradas pelo mestre artesão Denilson Pinto de Oliveira tem duração de três horas e ensinarão técnicas diversas para dez alunos por módulo. A oficina acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, sempre das 14h às 17 horas e sem custo aos participantes. Basta ser maior de dez anos e deixar a criatividade rolar.

Realizada dentro do estande de artesanato do Festival, a Oficina de Modelagem Criativa também cativa os visitantes por aproximá-los do fruto da criatividade do mestre e dos futuros artesãos. Uma experimentação artesanal que tem como tema e inspiração os bichos do Pantanal, projetando nossa cultura e belezas.

Mestre – Denilson aprendeu seu ofício aos 13 anos. Interessou-se pelo artesanato durante visitas frequentes à Casa do Artesão de Corumbá, ponto de partida de uma aguçada curiosidade sobre a confecção de peças em cerâmica. Incentivado por funcionários do espaço, iniciou seu trabalho na Associação Massabarro. Foi quando fez seu primeiro São Francisco Pantaneiro, uma releitura regional da figura do santo tão popular. O artesão buscou inspiração na fauna e flora que sempre foram parte fundamental de seu cotidiano como corumbaense e sul-mato-grossense.

Durante seu aprendizado junto à Associação Massabarro, Denilson também começou a confeccionar os bichos do pantanal e a Nossa Senhora do Pantanal. A última, uma criação da referida associação, chegou a ser santificada e reconhecida pela Igreja Católica em Corumbá. Desde então vem contribuindo cada vez mais para a difusão da cultura regional pantaneira e sua religiosidade, dentro e fora de nosso Estado.

Hoje Denilson – que nunca parou de aperfeiçoar seu trabalho – é instrutor de técnicas artesanais, representando Mato Grosso do Sul no Salão de Turismo de São Paulo como Mestre Artesão do Saber Fazer e Vivências, mostrando as especificidades de nossa cultura para o Brasil e o mundo.

Serviço: A Oficina de Modelagem Criativa acontece no Espaço Múltiplo – Tenda do Artesanato, que fica na Praça da Liberdade de 26 a 28 de julho (sexta, sábado e domingo), das 14h às 17 horas.

As turmas terão no máximo dez pessoas e as inscrições devem ser feitas pelos seguintes telefones: 99983-0349; 99229-4560; 3325-1471 Ramal 235.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS