Oficina | Com FCMS | 20/01/2020 13h12

Oficina do MIS explica magia do cinema pela ilusão de ótica

Compartilhe:

Brinquedos que exploram a ilusão de ótica e que desvendam os segredos dos filmes e das animações são as principais atrações da oficina Brincando com os Primórdios do Cinema, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Objetos como a lanterna mágica (epidascópio alemão), taumatrópio e o zootropo, da Inglaterra, o fenaquitoscópio belga, o flip book e o praxinoscópio francês, o caleidoscópio e a arte do teatro de sombras chinês devem encantar os jovens, ao mesmo tempo em que descortinam técnicas usadas desde o princípio da sétima arte.

“Os brinquedos óticos fazem parte da história do cinema e da animação e são legados para a humanidade. Apresentá-los para as crianças de forma lúdica é uma forma de ensinar sobre as origens desta arte e da ótica como ciência”, explica Ivone Maria Moreira da Silva, servidora do Museu da Imagem e do Som.

Cada oficina contará com três etapas: apresentação de slides, que ilustrarão o fenômeno da persistência das imagens na retina, exibição de curtas metragens e apresentação dos equipamentos mecânicos usados no cinema.

Além do contato com os objetos da oficina, os participantes também produzirão seus próprios brinquedos: taumatropios, que usam duas imagens e barbantes para criar ilusão de ótica e piões, que serão fabricados a partir de DVDs usados.

Um dos destaques da programação do 15º Festival América do Sul Pantanal, realizado em novembro de 2019, a oficina Brincando com os Primórdios do Cinema estreou de forma itinerante e foi levada para escolas da rede pública de Corumbá e Ladário, levando a cerca de 300 alunos a magia dos brinquedos óticos e do cinema.

Inscrições - A oficina é totalmente gratuita e voltada para crianças de 8 a 13 anos. Acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, sempre das 8h às 11 horas no auditório do Museu da Imagem e do Som.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9178 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Serão oferecidas 15 vagas por dia de oficina.

Serviço: O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no terceiro andar. A entrada é franca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS