Orquestra | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 14/09/2012 12h13

Jovens da Orquestra Barroca de Santiago de Chiquitos fazem apresentações em Corumbá

Compartilhe:

A Orquestra Barroca de Santiago de Chiquitos, povoado localizado dentro dos limites da cidade boliviana de Roboré, está realizando uma série de apresentações em Corumbá. A primeira delas aconteceu nesta quarta-feira, 12 de setembro, na igreja Santuário da Maria Auxiliadora.

As apresentações, que acontecem devido à parceria entre o Moinho Cultural Sul-Americano e o Instituto Hombre y Naturaleza, através do projeto de turismo religioso "Unidos pela Fé Brasil-Bolívia", seguem até o dia 15, sábado, quando a orquestra fará a abertura da programação do aniversário da cidade, a partir das 20 horas, no Jardim da Independência. O grupo também irá fazer uma apresentação na cidade boliviana fronteiriça de Puerto Suárez, no dia 16 de setembro.

Os jovens, que têm idade entre 14 e 18 anos, estão hospedados no 17º Batalhão de Fronteira, do Exército Brasileiro, onde também realizam seus ensaios para as apresentações em solo brasileiro.

As músicas religiosas entoadas com violinos, violas e violoncelos, são acompanhadas de coro, que cantam letras em latim. Ao ouvir o timbre e a harmonia entre os diferentes tipos de vozes, é impossível não compará-las a de "anjos". Os jovens de porte comum se assemelham a outros de mesma idade, mas é quando soltam as vozes e tocam os instrumentos que mostram porque são respeitados dentro e fora da Bolívia.

A orquestra, que foi escolhida como a representante oficial da região da Chiquitania, dentro das comemorações do Bicentenário de Santa Cruz e se apresentou no Festival de Música Barroca Ibero-americana, em Buenos Aires, na Argentina, soma, agora, sua segunda vinda a Corumbá. A primeira foi em setembro de 2010, durante o Festival Cabeceiras, promovido pelo Moinho Cultural Sul-Americano.

Raquel Whihakev lembra quando esteve na cidade e afirma ter ficado imensamente feliz por receber novamente o convite para cantar aqui. "Ficamos muito felizes por ver tanta gente interessada na música que fazemos, em dividir com os corumbaenses a música religiosa que fazemos na Bolívia", disse a jovem.

Formada em 2004, a orquestra é o resultado do trabalho realizado na Escola de Música Missional de Santiago de Chiquitos com professores voluntários. Atualmente, a polonesa Joanna Sykulska é a maestrina tanto da orquestra quanto do coral.

Estudante de música na Polônia, ela se dedica ao trabalho na Bolívia, onde acredita que a arte que promove tende a se aprimorar a partir do contato com os jovens.

"Para mim, é muito gratificante porque é uma grande responsabilidade trabalhar com esses jovens que trato como se fossem meus. Quando eles se desempenham bem, cantam e tocam bem, fico também bastante feliz", diz a maestrina que disse estar bastante satisfeita com o convite e a recepção em Corumbá.

A representante da Prefeitura de Roboré, Maria Isabel Montero, que acompanha a Orquestra, afirma a oportunidade de se apresentar em um país como o Brasil, que faz fronteira com a Bolívia, ajuda a estimular o turismo na região boliviana, que é rico em atrativos culturais e naturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS