Outros | Da Assessoria | 04/10/2020 09h19

Alunos do Sesi de Naviraí fazem experimentos sobre vulcões

Compartilhe:

Como sequências das atividades e aulas online adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Naviraí realizaram experimentos simulando erupções vulcânicas para compreender como os vulcões são formados por meio de movimentos das placas tectônicas e sobre as rochas magmáticas.

Segundo a professora Andressa Brusarosco Andrade de Paula, que lecionada a disciplina de Ciências, via TEAMS, que é uma ferramenta da Microsoft, a atividade buscou fazer com que os alunos relacionassem a teoria da formação dos vulcões e das rochas magmáticas com a parte experimental.

Além disso, conforme a professora, o trabalho prático possibilitou que os estudantes compreendessem como ocorre as formações e erupções dos vulcões. “Eles entenderam como ocorrem as formações das rochas magmáticas e interagiram com colegas sobre os conhecimentos adquiridos”, detalhou.

Ela explica que, por meio da web aula de Ciências, foi solicitado aos alunos que realizassem o experimento do vulcão e, após terem feito o experimento, registrassem com fotos ou vídeos. Os alunos também deveriam após o experimento responder algumas questões sobre a formação dos vulcões e das rochas magmáticas.

“Toda aula que se desenvolve através de procedimentos experimentais aguçam a curiosidade dos alunos. No caso do experimento do vulcão, os alunos realizaram com muito entusiasmo e conseguiram relacionar muito bem a prática com a teoria estudada. Foi muito prazeroso ver o empenho deles e o quanto um simples experimento pode levar o aluno compreender de forma tão eficaz a teoria”, destacou Andresa Brusarosco.

Para a aluna Rizia Maria Lima, fazer o vulcão foi uma experiência e tanto. “Sinceramente, foi uns dos trabalhos que eu mais gostei de fazer na matéria de Ciências. Para fazer o vulcão, eu precisei de muita paciência porque tudo o que você faz tem que ser com muito cuidado e atenção”, analisou.

Já a aluna Nicolle Emanuelle de Souza Neves destaca que o experimento sobre o vulcão foi muito importante, pois proporcionou a materialização de uma manifestação da natureza desconhecida pelos brasileiros. “Observei que a erupção vulcânica acontecendo e que pode levar perigo a todos que ali vivem”, pontuou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS