Outros | UFGD | 21/07/2020 09h27

Bibliotecas virtuais auxiliam acadêmicos em tempos de pandemia

Compartilhe:

Devido à pandemia global de covid-19, a comunidade acadêmica da UFGD está impossibilitada de ir a qualquer uma das três bibliotecas da instituição. Sem poder efetuar empréstimos e devoluções de livros, a alternativa para estudantes e docentes é buscar edições disponíveis na internet.

Como forma de auxiliar a comunidade acadêmica, a Coordenadoria de Serviços de Biblioteca (CSB) organizou uma lista de bases de dados e bibliotecas virtuais para quem está buscando artigos acadêmicos e livros online. A equipe de servidores da Divisão de Referência da CSB listou onde se pode encontrar conteúdos em formatos digitais exclusivos, e que podem ser acessados por toda a comunidade acadêmica da UFGD.

Para quem não tem muita familiaridade com bibliotecas virtuais, a equipe da Divisão de Referência indica a plataforma de livros digitais Minha Biblioteca. De acordo com a equipe, este é uma das melhores bibliotecas virtuais, com um acervo multidisciplinar de mais de 8.000 títulos. A Minha Biblioteca está disponível para a comunidade da UFGD graças a uma assinatura anual que a CSB disponibiliza aos seus usuários. O acesso é rápido, fácil e simultâneo, e pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Outra indicação, especialmente para quem está se dedicando à área de pesquisa, é o Target Gedweb, que disponibiliza um acervo digital de normas técnicas da ABNT e Mercosul. O acesso a estas duas bases de dados é por meio do login no sistema da biblioteca.

Links e tutoriais de acesso:

Minha Biblioteca: tutorial de acesso https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/460

Target Gedweb Normas Técnicas: tutorial de acesso https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/447

Portal de Periódicos Capes (via Cafe): tutorial de acesso via CAFe https://bit.ly/2OBpROq

Ebsco (Academic Search Ultimate e Academic Source Ultimate): https://bit.ly/37zSSTm (disponível até 15/08)

Informed: é necessário se cadastrar no link https://bit.ly/3hO3Fye e depois acessar https://www.informed.digital/ (disponível por 60 dias após o cadastro)

Biblioteca Virtual da Cengage: http://cengagebrasil.vstbridge.com – Chave de acesso: 9963233623 – (Disponível até 31/08)

Pressreader (EBSCO): https://www.pressreader.com (disponível até 03/08)

Portal de livros abertos da editora da UFGD: http://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog

Repositório Institucional da UFGD: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/

Portal de Periódicos UFGD: http://ojs.ufgd.edu.br/

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: http://bdtd.ibict.br/vufind/

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS