Outros | Da Assessoria | 05/01/2021 14h12

Confira cinco livros para educadores que buscam inovar

Compartilhe:

Com a pandemia de covid-19, o papel dos professores precisou mudar, o que provocou um momento de disrupção total dos modelos tradicionais até então conhecidos pela comunidade educacional.

Por isso, reunimos aqui algumas sugestões de livros para educadores interessados em repensar a Educação, seja com práticas onde o presencial e o digital se cruzem ou em conteúdos de educação à distância. Confira abaixo a seleção:

Livro: Escola.com: como as novas tecnologias estão transformando a educação na prática (2015)

Autor: Luciana Allan

Sinopse: O livro instiga a pensar em diversas maneiras de como sedimentar uma estrada sólida para a Educação 3.0. Entre os temas tratados estão: quem são os alunos, o que pensam e como aprendem, conhecer quais competências devem ter os jovens para serem profissionais de sucesso, e, principalmente, compreender qual é o perfil do professor e do gestor educacional capaz de oportunizar momentos de aprendizagem significativa.

Livro: Educação, Pesquisa e Inovação (2020)

Organizadores: Patrícia Lupion Torres, Raquel P. Glitz Kowalski, Silvar Ferreira Ribeiro e Alexandra Okada

Sinopse: O livro apresenta os resultados da produção do conhecimento de pesquisadores que vêm investigando a Pesquisa e Inovação Responsáveis em ciências humanas na área específica de educação. A proposta da obra foi a de promover reflexões sobre RRI (Responsible Research and Innovation - Pesquisa e Inovação Responsáveis) e os capítulos são resultados dessas reflexões e dos estudos de diversos grupos de pesquisa nacionais incluindo a rede COLEARN, que investiga esse tema em rede de forma colaborativa. O leitor encontrará neste livro trabalhos que mostram a importância de repensar a Educação, pensar novas práticas onde o presencial e o digital se cruzem de forma indistinta, recorrendo a princípios de atuação pedagógica inspirados, sobretudo, numa filosofia sócio-construtivista, colaborativa e humanista.

Livro: Design Educacional: Educação a Distância na Prática (2014)

Autor: João Mattar

Sinopse: Este livro explora questões como as diferenças entre design educacional e instrucional, que contribuições os games podem trazer à educação, quais são as etapas do design educacional, como incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem, o que significam princípios multimídia, como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas, o que significam design de atividades e de interações, como avaliar com as TICs.

Livro: Recomendação Pedagógica em Educação a Distância (2019)

Autora: Patricia Alejandra Behar

Sinopse: Esta obra discute como os sistemas de recomendação, ao identificar as preferências, as necessidades e os interesses de alunos e professores, podem favorecer a personalização do ensino, promovendo resultados significativos na EAD.

Livro: Metodologias inov-ativas: Na educação presencial, a distância e corporativa (2018)

Autoras: Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

Sinopse: Quatro diferentes grupos de metodologias de ensino-aprendizagem são abordados neste livro. Chamados pelas autoras de metodologias inov-ativas, a obra reúne casos práticos de adoção em organizações nacionais e internacionais de metodologias ativas focadas no protagonismo do aluno, metodologias ágeis com foco na gestão de tempo, metodologias imersivas centradas na simulação da realidade e metodologias analíticas direcionadas à análise dos dados produzidos na interação do aluno com pessoas, conteúdos e ferramentas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS