Outros | Com Prefeitura de Dourados | 26/04/2019 12h26

Definidos os detalhes da campanha Maio Amarelo em Dourados

Compartilhe:

Uma reunião ocorrida na sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) na manhã desta quinta-feira definiu detalhes de parcerias para a realização da campanha Maio Amarelo 2019, com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

Com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do shopping, do Instituto do Meio Ambiente (Imam), Guarda Municipal, Sest/Senat, CCR MSVia, além da Agetran, o encontro revisou o calendário de atividades que serão iniciadas ainda em abril, no dia 30, mas que serão abertas oficialmente no dia 2 de maio e seguem até o fim do mês.

Conforme Cristian Lelis, coordenador da equipe de Educação no Trânsito, a proposta é alcançar o maior número de participantes da sociedade civil, de maneira que a campanha seja ampla. “A participação de entidades, comércio, empresas, pessoas, é fundamental para a disseminação desta conscientização sobre o trânsito”, disse.

Definidas para ocorrer nas cinco semanas de campanha as seguintes atividades já estão listadas: na primeira semana, excepcionalmente, no dia 30 de abril, uma palestra na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada a partir de 8h, a abertura oficial no auditório da 4ª Subseção da OAB, em Dourados, no dia 2 de maio a partir das 9h, e uma palestra na Escola Adventista, no dia 3, em dois períodos.

Na segunda semana, nos dias 7 e 9 de maio, acontecem ações de conscientização com ciclistas na rodovia BR-163 no ‘Trevo do DOF’. “O intuito é trazer aos ciclistas conscientização sobre sinalização das bicicletas, condutas no trânsito e o cuidado na travessia daquela região”, disse Cristian.

Na terceira semana, será a vez das palestras nas escolas que contemplam os dias 14 a 17.

De 20 a 24 de maio, na quarta semana, acontecerão ações nas vias que circundam o shopping, como a blitz ‘Motorista Legal’, e no interior do estabelecimento, com a montagem da Mini Cidade, atividade lúdica de trânsito para crianças. Em outros pontos da cidade ocorrerá a blitz ‘Racha na Via é Crime’.

Por fim, na quinta e última semana, as ações com ciclistas retomam atividades em algumas escolas da região sudeste e a blitz ‘Racha na Via é Crime’ será realizada na Praça Antônio João.

Como o tema é relativo ao cuidado com as vidas envolvidas no trânsito, foi mencionado na reunião a preocupação em diminuir índices negativos do trânsito no município, embora, anualmente, estes dados tenham se estabilizado. “No entanto, se pegamos mês a mês, vemos as drásticas mudanças nos índices e o envolvimento de muitos ciclistas, motociclistas e pedestres, obviamente por serem a parte mais frágil do trânsito”, disse Cristian.

Para o educador, a meta é ampliar a conscientização e manter atividades de fiscalização, dinamizando a resposta dos cidadãos como efetivos participantes do trânsito. “O trânsito é dinâmico e é mútuo. A pé ou dirigindo o maior dos veículos, todos temos nossas responsabilidades”, finalizou.

Conformes dados estatísticos, foram 24 mortes no trânsito de Dourados em 2017, 20 mortes em 2018 e, em 2019, nos primeiros meses, já são nove.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS